terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ceac Móvel estará em Socorro a partir do dia 5


Mais uma vez, o município de Nossa Senhora do Socorro receberá a visita do Centro de Atendimento ao Cidadão – Ceac – Móvel, do Governo do Estado, a partir de uma parceria entre a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e a Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão – Seplag. A unidade estará, entre os dias 5 e 16 de dezembro, situada no final de linha do Marcos Freire III, em frente ao posto de saúde Otaviana Matos. O ônibus estará disponível aos socorrenses entre 7h45 e 14 horas. Devido à necessidade de recadastramento biométrico dos eleitores sergipanos, e a grande quantidade de pessoas que ainda não realizaram o procedimento, atualmente, as unidades do Ceac Móvel estão em parceria exclusiva com o Tribunal Regional Eleitoral – TRE. Entretanto, nessa edição, serão ainda disponibilizados os serviços do Departamento Estadual de Trânsito – Detran/SE –, como licenciamento, contestação de multa, transferência de pontuação da CNH para o real infrator, além de informações gerais sobre os veículos. Em julho deste ano, o Ceac Móvel esteve no município, no estacionamento do Sesi do Marcos Freire I, para ofertar 85 serviços de 14 órgãos do governo.

Pai mata filho de 3 anos ao colocar criança na máquina de lavar


O francês Christophe Champenois, de 33 anos, é acusado de cometer um crime bárbaro: ele teria matado seu filho Bastien, de três anos, jogando-o numa máquina de lavar.

Morador de um prédio na cidade de Germiny L'Eveque, a 50 km de Paris, Champenois atirou a criança na máquina para, segundo informações do jornal Telegraph, castigá-la por mau comportamento. Ele tirou as roupas do filho e, em seguida, o jogou no aparelho de lavagem.

Acusado de homicídio, Champenois disse à polícia que a criança morreu ao sofrer um acidente caindo da escada de casa. A mãe ainda tentou salvar o filho, pedindo, desesperada, por socorro.

O pai, que recebia desde 2006 auxílio do governo francês por sofrer de problema psicológicos, foi preso. A mãe também acabou detida, como cúmplice.

Vizinhos contaram aos agentes franceses que o casal costumava bater no filho. Uma das testemunhas disse que Champenois chegou a trancar o filho no armário como punição.

Parentes do casal também acusam os dois de maltratarem a criança. De acordo com o jornal britânico, familiares contaram que achavam a criança "perturbada e deprimida" nos últimos meses.

Ônibus de empresa é flagrado pela PRF com placa clonada


Policiais Rodoviários Federais foram informados na manhã de ontem (28), de que haviam dois ônibus portando as mesmas placas de identificação na altura do Km 114 da BR 101, próximo ao trevo de acesso de Itaporanga D’Ajuda.

Ao chegar ao local, os agentes federais iniciaram o trabalho de abordagem e descobriram que os ônibus fiscalizados, que estavam plotados com os mesmos adesivos, pertenciam a uma empresa sergipana de transportes e serviços.

Ou seja, a placa de um dos seus veículos foi clonada para ser utilizada em outro ônibus da própria empresa. Além disso, em consulta ao banco de dados do DETRAN/SE, a equipe PRF constatou que o último licenciamento do veículo original foi no ano de 2008.

Os condutores, juntamente com os ônibus envolvidos na ocorrência, foram encaminhados à Delegacia de Roubos e Furtos para os devidos procedimentos.

Carro cai em buraco na zona oeste de Aracaju


Na noite dessa segunda-feira (28) o motorista de um carro de passeio tomou um susto por causa de um buraco na rua do Comércio Cinco, no loteamento Ângela Katarina, zona oeste de Aracaju. Não havia nenhum tipo de sinalização e o condutor acabou caindo em uma cratera.
Foto: Reprodução/ TV AtalaiaO carro permaneceu no buraco por 4 horas

De acordo com o proprietário do veículo, o comerciante Guy Ramos, não tinha como identificar o buraco no meio da rua ."Não tinha nada mostrando esse buraco, já chamei a Deso e informaram que o problema não era com eles, depois liguei para a Emurb, que mandou dois funcionários, mas nada foi feito", explicou.

O carro permaneceu no buraco por quatro horas e só pode ser retirado com a ajuda de um guincho. A frente do carro ficou danificada o motorista revelou que não vai ficar no prejuízo. "Alguém vai ter que se responsabilizar pelo meu prejuízo, pois a pavimentação e a sinalização na via pública é responsabilidade dos órgãos públicos", desabafou o comerciante.

Os moradores da região afirmam que abriram o buraco na rua há quase um ano por causa dos alagamentos. "Quando chove entra água de esgoto nas nossas casas e a única forma que encontramos de melhorar a situação foi abrir essa vala na rua", explicou a dona de casa Janice Anísio que ressaltou. "Sabemos que é perigoso, mas também não podemos ficar com as enchentes. Alguma coisa tem que ser feita para acabar com esses dois problemas", declarou.

Multidão acompanha chegada do Papai Noel no Prêmio



Expectativa, alegria, euforia e muita diversão marcaram a tarde do último sábado, 26, em Nossa Senhora do Socorro. Tudo isso por conta da chegada do Papai Noel ao Shopping Prêmio. O momento emocionante e cheio de surpresas foi acompanhado por milhares de crianças e adultos.

Antes de chegar ao Prêmio, o bom velhinho desfilou em carro aberto pelas principais avenidas do Complexo Taiçoca, acenando para os socorrenses. O papai Noel vai permanecer no Prêmio até a vespera de Natal, 24 de dezembro, diariamente das 14 as 20 hrs.

“Como é o primeiro Natal do Prêmio, pensamos em algo especial, com toda aquela expectativa que não só as crianças mais também os adultos sempre trazem nesta época. O cenário e o clima foi especialmente preparado para proporcionar aos clientes essa magia que o Natal traz consigo, e o resultado foi essa multidão que fez questão de participar desse momento emocionante”, disse Daniela Donelli, gerente de marketing do Prêmio.

O trono do Papai Noel tem em seu entorno, uma bonita e criativa casinha, boneco de neve, além de árvores de Natal montadas com muitas luzes


Emmanuel Nascimento será prefeito de Aracaju

Pela primeira vez em quase duas décadas, o presidente da Câmara de Vereadores assumirá a Prefeitura de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou nesta segunda-feira, 28, que vai se afastar do cargo para gozar férias no período de 2 a 11 de dezembro próximo, mesmo período em que o vice-prefeito Silvio Santos também se ausentará da cidade. "Não é somente uma deferência minha e do Silvio, mas uma questão de respeito que temos pelo Legislativo: o presidente Emmanuel Nascimento governará Aracaju naqueles dez dias de dezembro", disse o prefeito.

"É uma alegria realizar essa vontade, de passar o cargo a alguém de quem fui colega como vereador e em quem o aracajuano pode confiar. Essa é a beleza da democracia, que as instituições permaneçam funcionando bem na alternância do poder, mesmo que provisoriamente. Tenho certeza que Emmanuel governará tão bem quanto eu e Silvio governaríamos", afirmou Edvaldo Nogueira.

Emmanuel Nascimento é vereador há seis mandatos e pela terceira vez é presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju. Não é a primeira vez que assume a Prefeitura. Em 1993, quando Jackson Barreto era prefeito e ele era presidente do Legislativo pela primeira vez, chegou a assumir a chefia do Executivo municipal por três dias. "Mas nunca um presidente da Câmara respondeu pela Prefeitura por um período tão longo", observou o presidente, na audiência com Edvaldo Nogueira.


Valmor Barbosa pode ser o candidato do PT a prefeito de Aracaju (atualizado)

Matéria atualizada às 04h50 do dia 29/11/2011

Está claro, para quem acompanha a política sergipana, que petistas não andam falando o mesmo idioma em Aracaju.

Por duas vezes - primeiro via Twitter, depois no programa de Gilmar Cavalho - o vice-prefeito Silvio Santos disse que estava reagindo a quem, entre outras coisas, estaria tentando ser candidato a prefeito de Aracaju "de cima para baixo".

Nos bastidores, Silvio já fez aliança com a deputada estadual Ana Lúcia, também pretensa candidata.
Os dois negam, mas Silvio já se dispôs a apoia a deputada. Avaliam que, juntos, ganhariam a disputa com Rogério.

Reagindo aos rumores da aliança, o deputado federal Rogério Carvalho decidiu botar seu time em campo, voltando às ruas para discutir o mandato e acionando parlamentares, que discursaram em seu favor na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Aracaju.

VALMOR

Dois dias antes do encerramento do prazo de filiações para quem quer ser candidato a prefeito em 2012, o secretário de Estado de infraestrutura, Valmor Barbosa, atendeu ao apelo do governador Marcelo Déda (PT) e se filiou ao partido.

Não ficou acertado que ele será o candidato, mas, para evitar rupturas no partido, se não for feito acordo entre Silvio, Ana e Rogério, o governador vai indicar o nome de Valmor para disputar a sucessão do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Valmor prefere continuar em silêncio.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Secretário realiza visita técnica ao loteamento Palmares


Na tarde da sexta-feira, dia 25, o secretário de Planejamento de Nossa Senhora do Socorro, Gledson Oliveira, foi ao Loteamento Palmares, próximo ao viaduto que liga as BRs 235 e 101, para uma visita técnica. Moradores acompanharam o secretário, que assumiu há pouco tempo apasta, para que ele conhecesse a real situação da comunidade. “Esse encontro aqui é fruto de uma audiência ocorrida entre o Ministério Público, a prefeitura e a comunidade. A nossa visita tem o intuito de conhecer o local e demonstrar aos moradores que o que vamos fazer aqui é investimento com recurso próprio, para drenagem e pavimentação dessas ruas e a construção de uma unidade básica de saúde”, explica. Gledson enfatiza que essa é uma preocupação do prefeito Fábio Henrique, que busca levar melhoria a esse loteamento. “Isso tudo é fruto de um projeto do governo federal, que foi conquistado pela Prefeitura de Socorro. Mas o entendimento dos moradores não estava de acordo com o projeto. Agora, estamos com uma segunda alternativa e, posteriormente, serão oferecidos outros benefícios”, diz o secretário. Um dos representantes da Associação de Moradores do Loteamento Palmares conta que na localidade estão instaladas cerca de 100 famílias. “Estamos aqui há cerca de 17 anos e estamos precisando de melhorias. Esperamos que esse contato com o secretário seja proveitoso”, indica. O secretário Gledson diz ainda que o projeto elaborado anteriormente, de construção de todas as casas, não serviria para a atual reivindicação. “De imediato, deverá ser formada uma comissão da Secretaria de Planejamento com os moradores da localidade para que possamos ir até o secretário municipal de Obras, Eliel Felipe, e do Meio Ambiente, Manoel Messias, para debatermos sobre um problema grave, que é o aterramento de um rio que passa nas imediações. Caso isso não seja solucionado, no futuro, os moradores terão problemas de alagamento. O que queremos é trazer benefícios para essa comunidade”, finaliza.

Atletas recebem premiação na 15ª edição da Corrida Rústica de Socorro


Foi entregue na noite do sábado, dia 26, no conjunto João Alves, a premiação para os atletas melhor colocados na 15ª edição da Corrida Rústica de Nossa Senhora do Socorro. Receberam medalhas e troféus os cinco primeiros colocados na categoria geral, os sete primeiros colocados em categorias individuais e as duas primeiras equipes. O prefeito Fábio Henrique, o vice-prefeito Job Carvalho e o secretário de Esportes, Roberto Wagner, conhecido como Betinho, marcaram presença na entrega dos prêmios. Neste ano, o evento apresentou novidades, como a mudança no percurso e no horário do evento, o que contou com a aprovação de grande parte dos atletas. O número de inscritos também foi superior à edição passada, totalizando 300 pessoas, 50 a mais do que em 2010. Segundo o secretário de Esportes, Betinho, as modificações proporcionaram uma melhor estruturação da corrida, tanto para os atletas quanto para o público. “Foi um sucesso. Em virtude de ter um percurso melhor, com saída em frente ao Shopping Prêmio e chegada no João Alves, onde a população pôde prestigiar os atletas. E a questão do horário, por exigir menos desgaste dos participantes”, explica. O secretário enfatiza que o evento foi possível graças ao apoio de parceiros, como a SMTT, o SAU, a Secretaria de Comunicação e toda equipe da Secretaria de Esporte e Lazer, principalmente ao coordenador Cláudio Francisco Brito. “Tivemos também a total aprovação do prefeito Fábio Henrique, que está sempre preocupado em incentivar o esporte em nosso município”, destaca Betinho. Durante a entrega da premiação, o prefeito Fábio Henrique agradeceu a presença e participação de todos, em especial a duas pessoas que chamaram bastante atenção na corrida: dona Maria Lúcia Moura, de 90 anos, que completou todo o percurso ao lado de seus filhos, e Messias, que fez toda a prova com uma boneca amarrada às costas. “Quero agradecer ao meu amigo Messias, que é do município de Propriá e já participou de diversas maratonas em todo o país, como a São Silvestre, e hoje veio trazer um pouco de alegria para os socorrenses com a companhia de sua boneca Maria Jeovina”, destaca o prefeito. Para dona Maria Lúcia Moura é uma alegria poder completar o percurso. “Estou muito bem e feliz”, diz, indicando estar participando da sua primeira corrida. A idosa ainda contou com o apoio dos dois filhos, Valdelino e Gilton, que a acompanharam durante a prova. Todos os atletas que completaram o percurso receberam uma medalha por participação. Para Adriana Santos, primeira mulher a cruzar a linha de chegada, é gratificante ver um resultado positivo após muito treino. “Estou muito feliz. Quero agradecer a Deus e ao meu professor, que vem trabalhando essa parte comigo. Meus resultados vêm melhorando a cada competição e isso me alegra muito. Toda organização está de parabéns”, indica, revelando que gostou da mudança do horário do evento. Confira a classificação geral: Masculino 1º José Nilson de Jesus 2º Alan Bezerra de Oliveira 3º Garcez Freitas Santos 4º Cosme Gomes Santana 5º José Carlos da Silva Santos Feminino 1º Adriana Santos Lopes 2º Luciene Holanda Andrade 3º Ingrid Santos 4º Cristiane de Jesus Menezes 5º Sandra Regina Equipe 1º Pé no Chão 2º Pé de Bala

Irmãos de garota morta e achada em bueiro são levados para abrigo da prefeitura


Os dois irmãos de Cauane Borges da Silva, morta pelo pai, foram levados pelo Conselho Tutelar a um abrigo público no bairro São Rafael, na zona leste de São Paulo, no último domingo (27). O conselheiro tutelar Cássio Pereira Nunes informou que um juiz da Vara da Infância e da Juventude de Itaquera irá decidir por quanto tempo a garota de seis meses e o menino de dois anos permanecerão no local.

Leia mais notícias no R7

Ainda de acordo com Nunes, a avó paterna das crianças e um tio já mostraram interessados pela a guarda delas. No entanto, a decisão será tomada do juiz, que enviará antes assistentes sociais aos locais onde elas podem morar com os parentes.

Os irmãos foram levados pelo pai e pela madrasta até o local onde a menina de dois anos, que já estava morta, foi atropelada e escondida dentro de um bueiro.

Por volta das 15h, o corpo de Cauane já havia sido liberado pelo IML (Istituto Médico Legal). Os funcionários do instutito aguardavam a chegada de parentes da garota. Ainda não há informações sobre onde a criança será enterrada.

Entenda o caso

Edson da Silva dos Santos, de 30 anos, confessou ter matado a filha de dois anos junto com a madrasta da criança, Kely Cristina dos Santos Brito, de 22 anos, nesta sexta-feira (25), na zona leste de São Paulo. De acordo com a polícia, ele teria espancado a garota na noite de quinta-feira (24), depois a colocou dentro do carro junto com outros dois filhos e foi até a rua Doutor Domingos Americano, no Jardim Iva.


No local, Santos jogou a filha no meio da rua, atropelou a menina e jogou o corpo dela em um bueiro. Neste domingo, ele abandonou o carro próximo do local onde abandonou a criança e entrou ligou para a Polícia Militar dizendo que o seu carro tinha sido levado com a filha dentro.
Os policiais fizeram busca na região e, quando encontraram o veículo, por volta das 11h, constataram que o motor estava frio. Pressionado pela polícia, o pai da menina confessou que havia matado a própria filha, contando os detalhes do crime.


Homem é assassinado em travessa no bairro José Conrado de Araujo


Foto: Reprodução/ TV AtalaiaA vítima estava trafegando de bicicleta quando foi alvejado

No início da noite desse domingo (27) um crime chocou os moradores da travessa Natal, no bairro José Conrado do Araújo. José Cícero dos Santos, 39 anos, foi alvejado por vários tiros.

Os moradores da região não quiseram falar muito sobre o crime, informando apenas que o autor dos disparos foi um homem em uma bicicleta. O Samu foi acionado e chegou a prestar atendimento, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

De acordo com a polícia técnica, a vítima foi atingida por seis disparos enquanto trafegava em uma bicicleta."Populares informaram que um homem também em uma bicicleta o seguiu e depois atirou", informou o policial civil José Macena Nunes.

A polícia vai investigar a autoria e a motivação do crime, trabalho que fica mais difícil já que a vítima não era conhecida na região em que foi assassinada.

Morador de rua é executado no centro de Aracaju


Foto: Reprodução/ TV AtalaiaO homem foi executado com um tiro na cabeça

Um morador de rua foi executado na manhã desse domingo (27) na avenida Gonçalo Prado Rollemberg, no Centro. O homem estava sem documentos e o motivo do crime também é um mistério para a polícia. De acordo com populares, um homem teria passado em uma bicicleta e efetuando um único disparo. O andarilho foi executado comum tiro na cabeça.

Foto: Reprodução/ TV AtalaiaCom o andarilho foi encontrado um saco com documentos e cartões de crédido

Segundo informações do perito Francisco Chagas, a vítima foi atingida com um tiro preciso. "Pelo tipo do ferimento e os relatos que colhemos no local a pessoa que efetuou o disparo tem habilidade com arma", afirmou o perito que ressaltou. "Com ele encontramos documentos e cartões de crédito de outras pessoas e não descartamos a possibilidade de terem sido adquiridos por furto", declarou Francisco Chagas.

Moradores e pessoas que trabalham na região ficaram chocados com o crime. "Ele sempre estava por aqui e nunca Fe mal a ninguém, acho que fizeram de maldade", declarou Luiz Sabino.

Prefeito de Itabaiana é submetido a uma cirurgia renal

Aos 57 anos, Luciano Bispo encontra-se com a saúde abalada

Luciano Bispo

O Prefeito Luciano Bispo, de Itabaiana, anda com a saúde abalada. Aos 57 anos de idade, foi obrigado a submeter-se, no domingo passado, a uma operação de urgência urgentíssima.

Sentiu dores no sábado, 26, domingo, 27 caiu na tesoura para fazer voltar a funcionar um dos rins. O outro estava praticamente sem função no seu corpo...

Ele sempre deixou prá “mais tarde” uma consulta médica sobre o problema.

Por Ivan Valença

domingo, 27 de novembro de 2011

Socorro estreita relação com o Ministério da Saúde


O secretário municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy Filho, chegou nesta quinta-feira, dia 24, a Sergipe acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio participar da inauguração de obras relevantes no Estado. Saulo retornou ao Estado em um avião oficial da Força Aérea Brasileira – FAB – a convite do ministro Padilha. O secretário Saulo Eloy estava em Brasília onde buscou benefícios para o município. Otimista, Saulo, que também é presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe – Cosems –, destacou a importância do estreitamento dos laços de Nossa Senhora do Socorro com o Ministério da Saúde. Os trabalhos e esforços empreendidos com buscas de recursos em Brasília, demonstram o respeito como a atual administração cuida da Saúde em Nossa Senhora do Socorro. “Esse é um momento de muita alegria. Sergipe celebra com o Governo Federal e com os municípios uma nova relação tripartite de contrato. São novas responsabilidades, novos recursos implementados aqui para o Estado. Os recursos disponibilizados nesse momento para Sergipe viabilizarão uma linha de cuidado muito melhor, mais eficiente”, destaca o secretário Saulo Eloy Filho. Saulo enfatiza que todos os municípios estão percebendo a forma democrática e municipalista como vem sendo conduzida a Saúde. “Sergipe abraça Padilha e reconhece nesse processo a sua sensibilidade de homem público. Mostra que o Estado tem grandes quadros na gestão de saúde do nosso país”, aponta. Ele ainda diz que a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública – Coap – traz a Sergipe uma nova possibilidade de investimento vindo do Ministério da Saúde e que o ministro é um homem generoso, à frente do seu tempo, que mostra sensibilidade e muito altruísmo com relação aos novos gestores. Socorro Eloy ainda indica ser de grande importância a sua participação na comitiva do ministro Padilha em Sergipe. “Estar integrando a comitiva do ministro aqui no Estado, tendo vindo em sua companhia na aeronave da Força Aérea Brasileira – FAB –, foi uma honra muito grande. Estar como secretário de Saúde de Socorro e presidente do Cosems se justifica agora, com essa aproximação e no respeito que o ministro Padilha nos dá, reconhecendo a liderança de Socorro em nível de Estado”, aponta. O secretário conta que os socorrenses podem esperar certamente uma aceleração na conclusão do Hospital José Franco, além de uma ampliação no atendimento nessa nova linha de cuidado, a Rede Cegonha, com a inauguração da Casa da Gestante e o Centro de Parto Normal no Hospital Santa Isabel, e a unidade pediátrica do Hospital de Urgência de Sergipe – Huse –, em Aracaju, que beneficiará todo o estado e a Socorro pela sua proximidade regional com a capital. Para o ministro Alexandre Padilha, é preciso buscar fazer mais do que se tem. “E um passo para isso é a assinatura desse contrato que fizemos hoje com Sergipe, que apóia esse modelo de gestão, onde define claramente o que deve ser atendido e quais as metas a serem alcançadas por cada gestão, seja municipal, estadual ou federal”, diz. Padilha ainda deu a notícia de implantação do hospital do câncer em Sergipe. “São dois grandes projetos solicitados pelo governo do estado com quem o Ministério da Saúde fará uma parceria. Um é o centro de reabilitação física para pessoas com deficiência. Queremos que seja não apenas um centro de reabilitação física, mas auditiva, para pessoas com deficiência intelectual e reabilitação visual. E o outro projeto, que é o hospital do câncer. Vamos nesse ano já fazer o empenho dos recursos para esse hospital”, finaliza Padilha.

Laércio: "Sou pré-candidato à PMA com letras maiúsculas"


O deputado federal Laércio Oliveira (PR/SE) foi o convidado dessa semana do Cabaré de Quinta, onde foi sabatinado pelos jornalistas sobre diversos temas. O mais recorrente: se ele era pré-candidato a prefeitura de Aracaju, que respondeu com uma afirmativa muito firme: "“sou pré-candidato à PMA com letras maiúsculas"”. Ele também foi questionado sobre várias ações do seu mandato, a exemplo do projeto que apresentou sobre estímulo ao reingresso de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho.

Respondendo a pergunta do jornalista Anderson Christian sobre sua preocupação de pessoas mais velhas não conseguirem empregos, o deputado afirmou que apresentou dois projetos nesse sentido. O PL 1251/2011 que cria o programa nacional do trabalho na “melhor idade” determina a obrigatoriedade de contratação de um percentual de idosos pelas empresas privadas. Os empregadores que aderirem aos termos do programa serão beneficiários de estímulos como concessão de crédito fiscal e previdenciário; preferência no desempate de classificação em processo licitatório; entre outras vantagens.

O parlamentar falou também sobre sua emenda para a construção Do Centro de Convenções também tem um caráter social e isso o interessa muito. “Turismo significa geração de emprego e renda. Aracaju não atrai tantos turistas de lazer, talvez pela cor do mar, mas temos um potencial incrível para o desenvolvimento do turismo de negócios. O Centro de Convenções atual não está atendendo necessidades básicas como, por exemplo, ter a área de exposição climatizada. Isso não existe mais. Basta conhecer os centros pelo Brasil e comparar”, afirmou.

Quando questionado sobre trabalho doméstico, Laércio defendeu que só a garantia de assinar a carteira é muito pouco. “O empregado doméstico precisa ser respeitado, por isso apresentei um projeto de lei 1334/2011 que torna obrigatória a inclusão dessa categoria no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS”, disse o deputado, que participou em Genebra, na Suíça, da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que publicou uma convenção sobre esses direitos.

Outro tema que surgiu na entrevista foi o trabalho escravo. O parlamentar afirmou que realizou uma audiência pública na Câmara para fiscalizar o trabalho escravo promovido por lojas famosas como a Zara, Mariza, Collins e Pernambucanas. “Não posso permitir que nos dias de hoje, ainda existam pessoas trabalhando sob esse regime", disse.

Ao ser questionado pelo jornalista Chico Freire sobre o que faria pelo aracajuano se fosse prefeito, Laércio disse que transformaria a capital em um centro náutico do Brasil, devido a grande quantidade de rios que cortam a cidade. “Investiria também muito em mobilidade urbana. Certa vez eu peguei um ônibus do Japãozinho para o centro e vi de perto a dificuldade que o trabalhador tem de chegar diariamente em seus empregos. Isso é um absurdo! As pessoas têm direito a educação, saúde, habitação e transporte de qualidade”, afirmou o parlamentar, lembrando que a mobilidade urbana é uma preocupação também da administração atual que apresentou essa semana uma emenda ao Orçamento nesse sentido.

Por Carla Virginia Passos


Jovem grávida morre ao ser espancada


E os casos de violência contra mulher não param de acontecer. A vítima dessa vez foi a Shaiane Caroline de Farias Santos, de 15 anos de idade, residente da cidade de Itabaianinha. Grávida de três meses, Shaiane faleceu ao chegar ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

O curioso é que a vítima foi agredida por um grupo de mulheres. Segundo o Conselho Tutelar do município a adolescente foi defender sua mãe do grupo e acabou sendo espancada. Shaiane ficou com hematomas por todo corpo.

Dias depois do espancamento, a vítima chegou a ser avaliada por uma equipe médica, mas logo recebeu alta, porém horas depois voltou a sentir fortes dores e não resistiu.


Filha de comerciante itabaianense sofre acidente na BR-235

Uma saída de pista, seguida de capotamento no Km 56,5 da BR-235, próximo a entrada do bairro Porto, em Itabaiana (SE), deixou a jovem Mislaíne Silva Dantas, 19 anos, com graves lesões. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estabilizaram os sinais vitais da vítima e em seguida ela foi levada para o Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho e depois transferida para um hospital particular na capital sergipana, em virtude da gravidade dos ferimentos.
O acidente ocorreu as 22h20 de sábado, dia 26, e a jovem conduzia um veículo Toyota, modelo Corolla, com placas NVK 4645/SE, em companhia de Edenilza Santana Souza, 19 anos, e da adolescente I.M.F.F., 17 anos. As passageiras sofreram apenas lesões leves, de acordo com informações dos agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que atenderam a ocorrência.
Mislaíne Silva Dantas é filha do comerciante itabaianense, Milton Som.

por Gilson oliveira

Criança retorna para casa após seis dias ausente


O menino Antônio José da Silva, 09 anos, retornou para a residência da família por volta das 12h30 desta quinta-feira, dia 24, depois de ficar seis dias longe de casa.

Ele estava desaparecido desde o último sábado, dia 19, e o caso foi levado ao conhecimento do Conselho de Tutelar, inclusive foi registrado um Boletim de Ocorrência.

A criança morava à Rua Cristóvão de Barros, bairro Bananeira, em Itabaiana (SE) e segundo informações passadas por familiares, seu retorno para aconteceu de forma livre e espontânea.

De acordo ainda com a família, está é a primeira vez que o fato acontece, por isso, a senhora Maria Francisca, mãe do menino terá que comparecer ao Conselho Tutelar para receber recomendações e ser melhor orientada.

Gari é morto a tiros no centro de Itabaiana


O gari Marcone Alves dos Santos, conhecido como “Marconde”, estava trabalhando na limpeza do Largo José do Prado Franco, centro de Itabaiana (SE), após a realização da feira livre deste sábado, dia 26, quando dois elementos apareceram em uma motocicleta e efetuaram diversos tiros.
“Marconde” morreu na hora depois de ser alvejado no rosto por disparos de pistola 380, inclusive algumas cápsulas foram encontradas por policiais militares no local do crime.
Solteiro e morador do conjunto José Luiz da Conceição, ele era funcionário da Torre, empresa que presta serviços para o município de Itabaiana, e já esteve preso por crime de roubo e envolvimento com drogas.
A morte de Marcone Alves dos Santos aconteceu por volta das 20 horas e segundo informações de populares, os autores do homicídio fugiram pela Rua São Paulo. AVISO: A utilização deste e outros artigos deve respeitar a Lei dos Direitos Autorais. Sua veiculação está previamente autorizada desde que as informações autorais sejam citadas.
por Gilson oliveira

José Eduardo Dutra passa por cirurgia para retirada de tumor

O ex-presidente do PT e dirigente nacional, José Eduardo Dutra, esteve internado na quinta-feira (24) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, para se submeter a uma pequena cirurgia para a retirada de um melanoma.

Dutra recebeu alta sexta-feira (25) e passa bem.

Leia abaixo o boletim divulgado pelo médico responsável pelo procedimento cirúrgico:

O Dr José Eduardo Dutra foi operado para a retirada de um melanoma ontem, dia 24/11, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro, teve alta hoje passando bem.

A complementação do tratamento será definida após análise patalógica do tumor.

Assinado,

Dr. Marcos Moraes

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Iluminação na rodovia das indústrias entra em nova etapa



A implantação da extensão da rede de iluminação pública na Rodovia das Indústrias, em Nossa Senhora do Socorro, já finalizou a colocação dos 300 postes. Esta semana, os trabalhos iniciaram uma nova etapa, a implantação dos cabos e conectores para fornecimento de energia elétrica. A obra é resultante da parceria da Prefeitura de Socorro com o Governo de Sergipe.

Iniciada na segunda quinzena de setembro, a obra contempla uma área de cerca de nove quilômetros, da rótula Chapéu de Couro, na Sede, até o final da rodovia, no Distrito Industrial de Socorro – DIS -, localizado no Complexo Taiçoca.

O serviço atende solicitação dos moradores da região e os empresários do DIS que utilizam a rodovia estadual para receber matéria prima e para o escoamento da produção. Outro aspecto importante da obra é a valorização das propriedades situadas às margens da rodovia.

Histórico

A obra de implantação na nova iluminação na rodovia de acesso ao DIS é resultante de uma solicitação feita pelo prefeito Fábio Henrique ao governador Marcelo Déda. O serviço contratado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura é executado pela empresa Heplim Construções.

Investimentos

A atual gestão é responsável por um projeto inovador de iluminação pública em Nossa Senhora do Socorro. Com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, a prefeitura contratou os serviços de implantação e manutenção da iluminação pública nos principais anéis viários dos conjuntos residenciais e povoados do município. Os serviços são executados pela empresa Energisa, através de contratos firmados com a prefeitura.




Rosário do Catete: descaso com dinheiro público


Por Habacuque Villacorte

O município de Rosário do Catete, com uma das maiores receitas de royalties do Estado, sendo o 5º na escala dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) sergipanos, é um exemplo de descaso com o dinheiro público. Falta compromisso por parte da gestão municipal. Com tanto dinheiro entrando nos caixas da prefeitura, a expectativa é que a população, ao menos, seja beneficiada com investimentos, sempre no sentido de garantir uma melhor qualidade de vida para os munícipes.

Preocupado com a realidade de abandono em que se encontra o município, o ex-prefeito Laércio Passos (PSD) tem percorrido Rosário do Catete acompanhado de sua assessoria, tem ouvido críticas e sugestões da população agora começar a externar as mazelas, os sintomas de abandono e descaso do poder público, seja na sede, seja nos povoados. "Fui prefeito por oito anos desse município e tenho um carinho enorme por essa gente. Não posso silenciar diante deste estado de caos".

Na sede do município Laércio, logo na entrada da cidade, o visitante já tem uma má impressão do desleixo da administração. No calçadão principal os bancos, exclusivamente por falta de manutenção da secretaria de obras da prefeitura, estão destruídos e/ou danificados. "A comunidade tem me reclamado que desse jeito fica complicado você sentar a noite e bater um papo descontraído. Sequer há onde se sentar", reclama o ex-prefeito.

Chegando ao Conjunto "Morada do Sol" a situação também é caótica. Lá tem sido normal a cena clássica com as mães de famílias carregando latas de água na cabeça. Crianças tomam banho e as mulheres lavam roupas e levam água potável para cozinharem. "Isso é inadmissível nos dias de hoje e logo em um município que possui uma receita extraordinária, como acontece em Rosário do Catete. É um trabalho repetitivo e pesado dessas bravas mulheres".

Em seguida, Laércio Passos revela um dado ainda mais grave. "O povo desse Conjunto só tem água graças a caridade do amigo, o senhor Ronaldo. É um morador da região que doa sua própria água para atender a comunidade. Cadê o saneamento básico do município? Cadê a rede de esgoto? Quantas crianças e adultos não estão correndo riscos de contaminação? É puro descaso da prefeitura de Rosário do Catete".

Por fim, Laércio Passos e sua assessoria foram conduzidos por moradores para o povoado Tamandaré, mais precisamente na "Rua da Palha". Lá o ex-prefeito constatou o estado de abandono em que se encontra a Escola Municipal Cônego Serapião Machado. O acúmulo de lixo na área interna da instituição e nos arredores da escola pode contribuir com a proliferação de doenças e entupimento de esgotos.

"Recebemos a informação e com tristeza viemos conferir de perto o desprezo do poder público municipal com a Escola Serapião Machado. O teto está desabando, há muito tempo que a unidade não vê uma reforma, existem goteiras na escola e os banheiros estão em péssima condição de uso. Não dá se sentir confortado diante de tantas mazelas, e logo comprometidas pelo poder público", encerrou Laércio Passos.