segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Socorro é contemplado com projeto de urbanização do governo federal

Nossa Senhora do Socorro foi um dos 109 municípios brasileiros que tiveram seus projetos aprovados para o programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários do governo federal. O prefeito Fábio Henrique esteve na última terça-feira, 10, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, onde assinou o termo de adesão. Em Sergipe, apenas Socorro e Aracaju foram contemplados.

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros Márcio Fortes (Cidades), e Dilma Rousseff (Casa Civil), além de governadores e prefeitos de 12 estados e 19 capitais brasileiras. Segundo informações da Secretária Municipal de Planejamento, a verba disponibilizada para o município é de R$ 3,2 milhão, que será destinados à construção de 90 casas no Loteamento Palmares, onde o prefeito Fábio Henrique pretende implantar um Bairro Modelo.

´´O Loteamento Palmares é um dos mais carentes de Socorro. Desde que nós assumimos o município, no início do ano, que surgiu a idéia de implantar um Bairro Modelo na localidade, oferecendo toda a infraestrutura necessária, como saneamento básico, rede de esgoto, iluminação, calçamento, espaços de convivência social, a construção de novas casas, e agora chegou essa grande notícia vinda de Brasília. Todos os 5561 municípios brasileiros estavam habilitados a apresentar projetos, mas apenas 109 foram aprovados, sendo que em Sergipe somente a capital e Socorro foram selecionados, disse Fábio Henrique.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Eliel Felipe, o projeto, que foi elaborado pela equipe técnica da empresa LJ Engenharia Saneamento e Meio Ambiante, sobre a coordenação do engenheiro Lyndon Johnson V. Silva, já se encontra na Adema para fins de liberação da licença ambiental. Assim que o convênio for assinado o projeto deverá ser encaminhado para a Caixa Econômica Federal (CEF) para fins de análise técnica e em seguida autorização de licitação e o início das obras.

Novas moradias - Uma das grandes novidades do programa será a construção de 90 casas para os moradores do loteamento. Segundo Eliel Felipe, todas as residências e famílias existentes no loteamento Palmares foram cadastradas e fotografadas. Serão construidas novas residencias padronizadas no lugar para substituir as existente, que são precárias e não oferecem segurança e conforto para os moradores. Apenas àquelas famílias que comprovadamente residem no local forão beneficiadas, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário