quinta-feira, 7 de novembro de 2013

MINISTÉRIO PUBLICO OBRIGA O GOVERNO DO ESTADO DENTRO DE 90 DIAS ABRI O CONCURSO DA POLICIA MILITAR

A reportagem do JORNAL DOS MUNICÍPIOS entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo, que informou não ter sido notificado sobre a ação. A assessoria informou ainda, que o estado já está encaminhando o processo para a realização do concurso, mas o a solicitação estaria em tramitação na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese). Ainda segundo a assessoria,  já vem discutindo a formação do concurso públicos de 600 novas vagas para policiais militares.O governo do estado não quis se manifestar sobre Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público Estadual para que seja realizado concurso público para preenchimento dos cargos vagos na Polícia Militar Estadual. O MP requer que o concurso público seja realizado em 90 (noventa) dias. A ACP pede ainda, que após a realização do concurso, o Estado nomeie e emposse os aprovados no processo seletivo.
ACP
A Ação foi movida pelo MPE por intermédio dos Promotores de Justiça Jarbas Adelino Santos Júnior, João Rodrigues Neto e Augusto César Lobão Moreira, responsáveis pela Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial e Questões Agrárias. O promotor Adson Alberto Cardoso de Carvalho, responsável pelo Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública é também um dos autores da ação com pedido de tutela antecipada em face do Estado.
Entenda
O Anexo Único da Lei Estadual nº 5.216 de 15 de dezembro de 2204 faz referência ao quadro de fixação do efetivo da Polícia Militar do Estado de Sergipe e estabelece que - o “Quadro de Policiais Militares – APPM” é formado por 7.139 (sete mil cento e trinta e nove) cargos distribuídos em postos e graduações – sendo que atualmente, no Estado de Sergipe, apenas 4.860 (quatro mil oitocentos e sessenta) estão sendo ocupados, existindo, portanto, uma vacância de mais de 2.200 (dois mil e duzentos) cargos.
Tal fato foi comprovado durante os trâmites do procedimento administrativo instaurado pelo MP, após tomar conhecimento da carência progressiva de policiais militares em atividade, através de notícias veiculadas na imprensa local e de pleito formulado pelo Deputado Estadual “Capitão Samuel”.
Apesar das tentativas extrajudiciais formuladas pelos membros ministeriais e do comprometimento do Governo do Estado em realizar o pleiteado concurso ainda no primeiro semestre do corrente ano, nada foi feito e, segundo informações da Secretaria Estadual de Planejamento, para que seja elaborado um edital é preciso aguardar aprovação do projeto de lei que trata de alterações legislativas para o próximo concurso da Polícia Militar.
Vale ressaltar que se todos os cargos de policiais militares do Estado previstos em Lei estivessem preenchidos teríamos, para uma população de mais de dois milhões de habitantes, tal qual a de Sergipe, o equivalente a um policial para cada 280 habitantes, número abaixo do recomendado pela ONU.
De acordo com a ACP, o que dizer da realidade de Sergipe onde existem somente 4.860 (quatro mil oitocentos e sessenta) militares para uma população de mais de 200 mil habitantes, numa proporção de somente um policial para cada 441 (quatrocentos e onze) habitantes? É obvio que a situação está muito distante do ideal e compromete a atuação da segurança pública do Estado, enquanto que a sociedade, atônita e temerosa, convive com o clima de insegurança gerado pela carência de efetivo policial.
O MP requer, ainda, na ACP, seja estipulada multa diária de R$ 1.000,00 (mil reais) ao administrador responsável, pelo descumprimento do que vier a ser decidido judicialmente.
Por Eliene Andrade com informações da Ascom/MPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário