sexta-feira, 24 de junho de 2011

Huse atende 31 vítimas de queimaduras na véspera do São João


O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) atendeu somente nesta quinta-feira, 31 [véspera de São João], 31 pessoas com queimaduras por fogos de artifício, fogueira e líquidos aquecidos. Ano passado, foram registrados 18 casos de queimaduras no mesmo período, o que mostra quase o dobro de ocorrências em 2011.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Huse, entre os 31 pacientes atendidos, alguns já foram liberados, mas outros ficaram internados na Unidade de Tratamento de Queimados. E que a faixa etária dos pacientes atendidos é de 10 a 25. Uma menina de apenas seis anos teve o corpo queimado em decorrência de queda na fogueira. O Pronto-Socorro do Huse recebeu pacientes com queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.

A preocupação dos especialistas da Unidade de Tratamento de Queimados é pelo fato de os festejos estarem começando. Nesta sexta-feira, 25 se comemora o Dia de São João, quando as pessoas mantêm a tradição de soltar fogos de artifício e acender fogueiras e ainda a véspera e o Dia de São Pedro [28 e 29 de Junho]. O alerta é de que os cuidados devem ser redobrados, a exemplo do uso de luvas e manter uma certa distância das fogueiras.

Os pais e responsáveis devem redobrar a atenção e cuidados, orientando as crianças de que devem se proteger e jamais tentar acender fogos que falharam, para evitar explosões e queimaduras da mais leve à mais grave. As famílias que costumam manter a tradição, não devem permitir que crianças e adolescentes soltem fogos potentes e os pais devem acompanhá-los no momento em que estiverem soltando fogos.

Cuidados

Caso alguém sofra algum tipo de queimaduras, seja por meio de fogos de artifícios, fogueiras ou líquidos aquecidos, não deve passar nenhum medicamento na área afetada, nem borra de café, manteiga ou creme dental. O correto é lavar o local com água corrente, envolver com uma toalha limpa e levar a vítima imediatamente ao posto de saúde mais próximo. A depender da lesão, o paciente será encaminhado ao Huse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário