quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Agentes de Saúde e Endemias entram em greve no dia 14


                            Agentes de endemias em greve a partir do dia 14 
Um ato está marcado para ocorrer na Fausto Cardoso dia 14

Agentes de saúde e endemias decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, 14. A decisão ocorreu após uma assembleia realizada pela categoria nesta quarta-feira, 8.
Os profisisonais destacam que a greve foi deflagrada em resposta à falta de posicionamento do município em relação à portaria número 260/2013 do Ministério da Saúde, que segundo a categoria, destina o equivalente a R$ 950 para cada agente de saúde. A categoria alega que o valor já é pago em algumas cidades.
Mobilizados em frente à sede da PMA, representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Sacema) se reuniram com a secretária de governo do município, Marlene Calumby para discutir a questão.
De acordo com o presidente do Sacema, Roberto Messias, durante a reunião, os profissionais não obtiveram um posicionamento satisfatório do município. “Na reunião, a secretária Marlene disse que iria conversar com a secretária Goreti Reis e fazer uma proposta para ser encaminhada ao prefeito. No entanto, ela não deu prazo de quando sairia essa proposta e por isso fizemos uma assembleia na prefeitura e decidimos pela greve”, afirma.
Rogério Dias diz que municípios como Tobias e Socorro já pagam o que manda a portaria 
Um dos servidores, Rogério Dias, explica que os municípios de Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto já cumprem a portaria. “Isso é uma vergonha porque a gente recebe menos que o piso R$ 703. A gente vem lutando para o cumprimento da portaria desde o ano passado e até agora não temos uma resposta”, diz.
Ato
Na próxima terça-feira, 14, a categoria realizará um ato a partir das 7h, na praça Fausto Cardoso, em frente a Câmara Municipal de Aracaju (CMA). De lá, eles sairão em caminhada pelas ruas do centro da cidade.
Prefeitura
Na última reunião realizada entre a categoria e o município, a secretária municipal de Governo, Marlene Calumby, informou desconhecer a pauta específica de reivindicações da categoria. A secretário revelou ainda que os canais de diálogo estão abertos e se comprometeu a encaminhar a reivindicação da categoria ao prefeito João Alves Filho (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário