segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mesa Diretora é eleita sem aprovação de 9 deputados


Parlamentares da situação saíram ao saber da eleição

Votação ocorreu após diversas surpresas

A eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa foi realizada no início desta noite mesmo com a rejeição explícita de nove deputados. Os parlamentares da situação alegaram que receberam com surpresa a informação de que a Mesa seria votada nesta segunda-feira, 27, e liderados pelo líder do governo, Francisco Gualberto (PT), saíram do plenário.

Com 14 votos favoráveis e dez ausentes (nove que saíram e a deputada Suzana Vieira que está viajando), a Mesa Diretora foi eleita com nova composição. Além da reeleição da presidente Angélica Guimarães (PSC), foram eleitos Zé Franco (PDT) como vice-presidente, Adelson Barreto (PSB), Gorete Reis (DEM), Paulinho das Varzinhas (PT do B) e Raimundo Vieira (PSL), como primeiro, segundo, terceiro e quarto secretário, respectivamente.

O fim do mandato (do biênio) da atual Mesa Diretora será no fim do ano, e a chapa eleita nesta noite assumirá o mandato somente em 2013. A eleição que acontece normalmente em fevereiro foi antecipada e embasada na legislação interna da Casa,- que permite que a eleição da Mesa Diretora seja feita em qualquer época do ano.


A nova chapa deixou de atender também a dois atuais integrantes da Mesa Diretora: os deputados Garibaldi Mendonça (PMDB) e Conceição Vieira (PT). Além deles, mais sete se ausentaram do plenário no momento da votação: Ana Lúcia Menezes (PT), Francisco Gualberto (PT), Gustinho Ribeiro (PSD), Jeferson Andrade (PSD), João Daniel (PT), Luiz Mitidieri (PSD) e Zezinho Guimarães (PMDB).

Golpe

Ao saber da eleição, Francisco Gualberto, alegou foi um golpe e informou que iria questionar esta medida juridicialmente. “Foi uma eleição sem harmonia, em cima de questiúnculas que deixaram o PT de fora”, diz.

Já a deputada Angélica Guimarães retrucou afirmando que não houve golpe e que ela conversou com parlamentares para que ocorresse a eleição. “Pretendemos trabalhar para conseguir o Anexo do Legislativo e resolver o Plano de Cargos e Salários”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário