segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Benedito diz que detentos querem progressão da pena


O secretário ainda reconheceu a superlotação em Glória
Secretário diz que a progressão da pena cabe ao poder judiciário 
Após o fim da rebelião ocorrida no Presídio Senador Leite Neto em Nossa Senhora da Glória, o secretário de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), Benedito Figueiredo, conversou com a imprensa sobre a rebelião.
De acordo com ele, os motivos da rebelião ocorreram devido os internos reivindicarem a progressão da pena, que segundo Benedito Figueiredo, cabe ao poder judiciário e não a Sejuc. “O que eles querem é que haja uma agilidade maior do poder judiciário para que faça a progressão de pena para que eles possam ir, por exemplo, para o presídio de Areia Branca. Mas só que não depende do secretário, o secretário e o diretor do Desipe guardam os presos. Essa parte é do poder judiciário. Não estou aqui nem quero transferir culpa, mas há uma responsabilidade que não é nossa”, conta o secretário.
Benedito Figueiredo ainda reconheceu a existência de superlotação no presídio de Nossa Senhora da Glória. “Nós estamos fazendo uma reforma, um novo presídio em Tobias Barreto. Em função disso, nós tivemos que tirar muitos presos de lá para que as obras continuassem lá. Então houve realmente uma população maior aqui no presídio de Glória. Hoje mesmo já liguei para o rapaz da firma, já pedi a ele que duplicasse. Lá o presídio sendo inaugurado, a gente vai abrir mais 140 vagas ainda lá pelos presídios”, afirma Benedito.
Presídio de Glória após o fim da rebelião
Ao ser indagado pela imprensa quanto a exigência dos presos pela progressão da pena, o secretário garantiu que as providências já estão sendo tomadas. “A primeira foi por parte da juíza que se comprometeu, eles vão pegar a relação de todos aqueles presos que eles acham que merece a progressão. Vai atender na medida do possível. Claro, se não tem direito não faz a progressão”, finaliza.
Rebelião
A rebelião foi encerrada no início da tarde deste domingo, 14, após os detentos terem liberados os familiares e o agente Nelson Inácio que estava em poder dos internos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário