quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sergipe registra um caso novo de AIDS por dia


De 1987 até hoje, Sergipe já contabiliza 3.072 casos da doença
Sergipe voltou a apresentar aumento de pessoas infectadas 
Um caso novo de AIDS é registrado por dia em Sergipe. A informação do alto índice é do coordenador do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), o médico Almir Santana, ao alertar para o crescimento de casos no Estado.
De acordo com ele, esse aumento no número de diagnóstico pode ser evidenciado também por conta da agilidade na realização do teste de Aids e da procura da população. “O teste está fácil e os resultados estão sendo divulgados rapidamente Mas existe um problema com relação às pessoas que estão banalizando a doença, e por isso parte da população está relaxando, e achando que não precisa mais usar camisinha ou que a doença já tem cura. O que não é verdade”, ressalta o médico.
Ainda segundo Almir Santana, as pessoas infectadas estão em uma faixa etária entre 30 a 39 anos. “Essas pessoas estão se infectando mais, pois tem uma vida sexualmente ativa e não estão se prevenindo. Também temos os casos das mulheres casadas e das pessoas pobres", conta.
O Teste ápido para detectar o HIV é feito de forma gratuita, sendo ofertado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Especialidades Médicas (Cemar/ Siqueira Campos). O exame também já pode ser encontrado nos municípios de Propriá, Estância, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana e em mais 16 municípios.
Dados
Almir santana diz que o teste rápido pode ser encontrado em alguns municípios
Dados do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis de Sergipe, de 1987 até hoje, demonstram que já foram registrados em Sergipe 3.072 casos de pessoas infectadas. Desse total, 2.956 são de Sergipe e 116 de pessoas de outros Estados que se tratam aqui. Com relação a quantidade de óbitos, até o momento já foram contabilizados 1.025, sendo que 91 foram crianças.
A cidade de Aracaju apresenta o maior número de pessoas infectadas com 1.348, seguida de Nossa Senhora do Socorro com 286 casos, Itabaiana com 172 e Estância 117.

Nenhum comentário:

Postar um comentário