quinta-feira, 4 de julho de 2013

Jornalistas e radialistas realizam ato público dia 10

Ato acontece no Calçadão da Rua João Pessoa, a partir das 8h

Os profissionais da comunicação de Sergipe realizam ato público na próxima quarta-feira, 10, a partir das 8h no calçadão da rua João Pessoa em frente ao prédio da Caixa Econômica Federal. O objetivo do ato é dialogar com a sociedade sergipana sobre a situação dos trabalhadores da comunicação em Sergipe.  “Ao contrário da aparência, a vida do comunicador sergipano é muito difícil, os salários são baixos e há uma precariedade nas condições de trabalho”, aponta a presidenta do Sindijor/Se, Caroline Santos.
A situação do radialista ainda é mais difícil. O atual piso salarial sequer ultrapassa a marca de R$1 mil. O que deixa os profissionais do rádio em uma situação vulnerável. “Os patrões da comunicação não se propõem a valorizar os profissionais, só visam o lucro e isso aumenta o sofrimento dos radialistas”, disse Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas.
O piso do jornalista não alcança sequer dois salários mínimos, é muito pouco para um profissional que deve estar sempre antenado com os acontecimentos, que precisa ter acesso aos bens culturais (teatro, cinema, livros, etc). "A pauta conjunta é composta de 13 itens e cada sindicato enviou uma pauta específica. O Sindicato dos Radialistas 13 e o Sindicato dos Jornalistas 8, mas o ofício apresentado na penúltima audiência não apresenta respostas aos demais pontos reivindicados pelas categorias", explica Caroline Santos.
Organizados e na luta para conquistar: Esse é o mote da campanha conjunta dos comunicadores que foi aprovado na última assembleia. Além do ato público que acontece dia 10, as duas categorias vão buscar apoio de outros sindicatos e também a intermediação de parlamentares para fortalecer o movimento por valorização dos comunicadores de Sergipe.
Com informações do Sindijor

Nenhum comentário:

Postar um comentário