segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Água de Itabaiana pode estar contaminada com veneno.

Por Marcos Aurélio

Uma denúncia, feita por um morador da zona rural de Itabaiana, conhecido como “Tonho de Juvenal”, no programa da FM Itabaiana, “Jornal da Manhã”, trouxe preocupação aos moradores das cidades que são abastecidas com a água da barragem de Itabaiana.

Segundo o morador, os filtros não estão funcionando. “Dos quatro filtros, só estava funcionando um, e hoje não funciona mais”. O morador disse ainda que “Os técnicos da DESO estão sem material para trabalhar”. Revelou também que a “a água não tem tratamento nenhum. As pessoas estão colocando veneno nos pastos, as margens da barragem. Com as chuvas, esse veneno conhecido como “Tordi” é levado para os riachos que deságuam na barragem”. O agravante dessa situação é que, como os filtros não estão funcionando, segundo o morador, a qualidade da água que está abastecendo Itabaiana, pode estar sendo comprometida.

A denúncia encorajou outros ouvintes a participarem do programa e esses revelaram a existência de uma coloração diferente na água que chega pelas torneiras das residências. O ouvinte Augusto, informou que “na Rua capital José Ferreira, a água que chega é muito suja”. Outra moradora disse que o líquido quando é colocado num copo, “fica parecendo com sonrisal, borbulhando, e depois vira uma água pastosa, parecendo uma nata de leite”. Revelou preocupada com a situação.

A senhora Hortência, revoltada disse que “É uma vergonha o que a DESO está fazendo com Itabaiana. Precisamos ir ao Ministério Público denunciar esse descaso”. Para a senhora Maria, moradora do povoado “Várzea da Cancela”, a maior revolta é ter que ir até a DESO para solucionar problemas causados pela empresa e não ser atendida pelo Diretor Regional da empresa , o Senhor Gilmar Passos. “Ele não quis atender. Nós pagamos para instalar a água em nossa casa e Gilmar não quer atender a gente”.

Dona Maria informou ainda que “um cidadão, conhecido dela, foi ao médico e os exames detectaram um verme, e segundo o médico a causa é a água que ele está tomando”. E completou, “a DESO está pior que a dívida do Brasil. A gente paga e ninguém faz nada. A empresa está cobrando lama da população”. Disse indignada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário