segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MORRE PADRE ALMEIDA, UM SACERDOTE QUE LUTAVA POR UMA JUVENTUDE MELHOR


Padre Almeida não temeu os anos de chumbo durante a ditadura militar de 1964 á 1985.
“Um modelo de luta e resistência em prol da vida”

Estância amanheceu nesta segunda-feira (16) consternada com a notícia do falecimento do Padre Almeida, como era conhecido em Sergipe, especialmente em Estância e Lagarto, onde residiu grande parte de sua vida. Padre Almeida, segundo informação de membros da Coopame, estava há mais de quinze dias morando na casa dos seus familiares, no Estado do Ceará. Teve que deixar a Colônia Treze (Lagarto) para ir tratar de sua saúde nesse Estado.
Padre Almeida, de acordo com informação, já tinha sofrido um derrame, faleceu na madrugada desta segunda-feira (16), na sua cidade natal, Sobral.

EM LAGARTO

Desde 31 de maio de 1984, Padre Almeida assumiu a paróquia de Santa Luzia do Treze, no município de Lagarto, diocese de Estância, onde passou a contrariar sobremaneira os interesses dos poderosos, quer seja denunciando a necessidade de mudanças profundas na estrutura social vigente da sociedade nova.

BIOGRAFIA

Joaquim Antunes de Almeida, conhecido como Padre Almeida, nasceu no dia 13 de março de 1931 na cidade de Sobral, Estado do Ceará, com mais quatro irmãos: Edson, Estefânia, Fernando e Fátima.
Padre Almeida cursou Humanidades no Seminário São José Sobral, em 1949. Realizou Filosofia por dois anos, e o primeiro de Teologia, no Seminário de Prainha, em Fortaleza. Mudou para a PUC Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual terminou o curso de Teologia, no ano de 1955.
Padre Almeida, exemplo de atuação em defesa do cooperativismo, visando tornar a sociedade num espaço onde a justiça e a solidariedade fossem palavras de ordem.
Padre Almeida ordenou-se padre em 17 de dezembro de 1955, na Catedral de seu chão natal, sendo Dom José Tupinambá da Frota o bispo que dirigiu a solenidade. No Ginásio São José, em Sobral, foi professor de 1956 á 1958; Assistente Eclesiástico de JECF Juventude Estudantil Católica Feminina na Diocese de Sobral; Capelão do Abrigo Sagrado Coração de Jesus; Fundador da Livraria SPES.
Padre Almeida dedicou toda a sua existência na construção de um projeto em que a defesa da vida fosse a finalidade maior, conforme nos fala o Evangelho de Jesus Cristo.
Residiu em Parnaíba, Estado do Piauí. No litoral do Piauí, foi professor e diretor do Instituto São Luís. Educador no Colégio Nossa Senhora das Graças,

NA POLÍTICA

Padre Almeida não temeu os anos de chumbo durante a ditadura militar de 1964 á 1985.
Um dos traços característicos de Padre Almeida era a coragem de assumir a luta do povo, estando com ele. No cenário político, o reverendo deu sua importante contribuição ao campo democrático e popular, disputando a eleição para deputado federal, em 1978, pelo MDB – Movimento Democrático Brasileiro, ficando como o primeiro suplente. Em 1982, Padre Almeida saiu candidato á Assembléia Legislativa, desta feita pelo PDT – Partido Democrático Trabalhista – num pleito marcado por grandes dificuldades. Nestas duas eleições, esteve junto com outros amigos destemidos que deixaram a sublime lição que é preciso resistir sempre. Após um longo período sem se candidatar a cargo eletivo, concorreu pelo PPS – Partido Popular Socialista a difícil eleição para prefeito de Lagarto, em 2000, inclusive enfrentando o poder econômico naquela cidade. Depois dessa eleição, padre Almeida se filiou ao PT – Partido dos Trabalhadores, o último até a sua morte. No dia 14 de junho de 2001, foi agraciado em Estância com o Título de Cidadão Estanciano, de autoria do Vereador Dominguinhos (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário