
Duas pesquisas recentemente realizadas em Nossa Senhora do Socorro não podem ser analisadas isoladamente, como se os dados de uma não fossem importantes para o cruzamento de pelo menos uma "realidade" mostrada pelo resultado da outra.
Fiquemos primeiro, e tão somente, nos dados da estimulada pergunta do Dataform, publicada esta semana pelo Cinform: Fábio Henrique, 44.6%; Padre Inaldo 13.4%; Augusto Bezerra, 12.7%; indecisos, 7.4%; nulos e brancos, 11.1%, e não souberam ou não quiserem responder, 10.7% dos entrevistados.
Resultado Dataform: Fábio tem 44.6%, enquanto os demais índices somados chegam a 55.3%. Desvantagem de Fábio: 10.7%.
O Instituto Opinião também fez pesaquisa e trouxe outro dado que consideramos importante para o cenário eleitoral de Socorro: o deputado estadual Augusto Bezerra chega perto dos 30% quando seu nome aparece como indicado pelo ex-governador João Alves Filho.
É claro que Augusto dificlmente conseguirá, pelo menos em tese, carregar para as urnas todo o potencial eleitoral de João Alves no município. Assim como, e nao apenas em tese, o prefeito Fábio Henrique nao conseguiu, na pesquisa Dataform, trazer para o primeiro lugar o índice de 57% dos entrevistados, que acreditam em sua reeleição (57-44: 13%).
Outro ponto que consideramos importante é a lembrança dos cerca de 60% de intenções de voto a que chegou o deputado Adelson Barreto, no início da campanha eleitoral de 2008, em Socorro, contra o próprio Fábio Henrique. Adelson não era prefeito, não tinha a máquina, era adversário do principal avalista da candidatura de Fábio, seu também hoje aliado, Zé Franco, à época prefeito do município. Diferente de Fábio, que é candidato à reeleição e tem uma administração bem avaliada também pelos eleitores.
informa Augusto Bezerra que, logo depois do Carnaval, João Alves voltará a fazer reuniões nas comunidades, que deram certo em sua campanha para governador, ao ponto de aliados e adversários dizerem que ele municipalizou, em Socorro, a campanha para o governo do Estado.
Se o Padre Inaldo e o deputado Augusto Bezerra terão fôlego para quebrar a atual liderança do prefeito, só o tempo dirá. Mas nao há dúvida que o tempo, que sempre soube da candidatura de Fábio, somente agora é apresentado a seus adversários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário