sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sem pagamento médicos pedem demissão do Huse



Médicos intensivistas estiveram na manhã desta quinta-feira, 15, no Ministério Público Estadual (MPE) para entregar documentação na Promotoria da Saúde em relação ao pedido de rescisão de contrato à Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), que administra o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). A informação dos médicos é que a FHS não havia cumprido o contrato de pagamento combinado por meio do Termo de Ajustamento de Conduto do MPE.

“A Fundação contratou os médico via uma cooperativa, a Coopmed. Começamos a trabalhar em setembro de 2010. O problema era com a Coopmed. Criou-se uma situação constrangedora”, disse o médico George Lemos. O médico esclarece que esteve conversando com a promotora Alessandra Pedral de maneira informal, mas que agendou audiência para sexta-feira, 16.

O documento entregue pelos intensivistas explica que sempre foram frequentes os atrasos nos repasses da FHS para com a Coopmed, que tinha a responsabilidade de repassar para os médicos. A informação dos intensivistas é que desde outubro desse ano não foi feito o repasse.

Com o impasse os médicos afirmam que não irão mais trabalhar em escalas de plantão até que todo o pagamento seja feito.

Sindimed

Segundo o diretor do Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed), Luiz Carlos Spina, o sindicato tomou conhecimento do não-pagamento pelos próprios médicos. O termo feito no ministério instituiria que a contratação de médicos intensivistas passaria a ser individual e que os salários de quatro meses de atraso de cerca de 40 agentes deveriam ser quitados em três parcelas nos dias 10, 20 e 30 de dezembro.

Spina diz que a primeira parcela deveria ser de R$ 400 mil, mas apenas a metade foi depositada. “Não há dúvidas que as pessoas que administram a Fundação Hospitalar de Saúde não tem mais credibilidade com esses profissionais”, justifica o diretor.

FHS

Na manhã desta quinta-feira, 15, a FHS encaminhou nota ao jornal dos municípios. Confira as explicações na íntegra. “Com relação aos médicos intensivistas, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) em audiência no Ministério Público fechou acordo de pagamento com a Cooperativa. O pagamento da primeira parcela foi dividido para duas vezes: 50% pagos no dia 10 de dezembro e os outros 50% serão pagos ainda nesta quinta-feira, 15. Ficam, assim, restando duas outras parcelas com datas já pré-agendadas com a cooperativa. A FHS já contratou os médicos para o seu quadro de funcionários desde o início de dezembro de 2011. Estes receberão em dia seus vencimentos juntamente com toda a folha de pagamento de pessoal no fim deste mês, ficando assim regularizada toda a situação com esta especialidade médica”, esclarece a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário