quarta-feira, 6 de julho de 2011

Abalroamentos ocasionam falta de energia





Quase que diariamente, acidentes de trânsito, sobretudo os que envolvem carros, têm ocasionado falta de energia em Sergipe. São os chamados abalroamentos ou colisões com postes de energia elétrica.

A falta de atenção no trânsito e a ingestão de bebidas alcoólicas são as grandes “parceiras” dos motoristas, os quais, geralmente, saem bastante machucados quando acontecem as colisões.

Um desses acidentes ocorreu nesta terça, dia 05, na avenida Oviedo Teixeira, por volta das 11 da manhã. O motorista do veículo Fiat Fiorino perdeu o controle do carro e colidiu com o poste, que caiu na hora. Os fios, ainda energizados, queimaram a vegetação rasteira do local. Com os cabos energizados, gera-se, ainda, o risco de acidente com choque elétrico por parte das pessoas que porventura passem no local e entrem em contato com a rede elétrica.

O impacto da colisão, neste acidente, foi tão forte que o carro mudou a direção ao bater no poste. O veículo estava indo no sentido Tancredo Neves/Sílvio Teixeira quando ocorreu o sinistro. A frente do Fiat ficou totalmente destruída e o motorista sofreu várias escoriações, sendo atendido pelo SAMU algum tempo depois.



Neste tipo de acidente, o prejuízo não fica só por conta dos condutores de veículos. A empresa de energia elétrica também sofre com os abalroamentos, pois precisa disponibilizar várias equipes para reparar o que ficou destruído.

No caso acima, uma grande região da cidade ficou algum tempo sem energia, até que a empresa, após tomar ciência do fato e avaliar as condições operacionais e de segurança, pôde efetuar as manobras necessárias na rede de energia e restabelecê-la a toda a região afetada.

Foram afetados, especialmente, os bairros Inácio Barbosa, Farolândia, conjuntos Jardim Esperança e Beira Rio, loteamento Parque dos Coqueiros e região, parte do bairro Jardins, parte da Sílvio Teixeira e Parque da Sementeira.

Além da falta de energia devido aos abalroamentos, durante os reparos da rede, o consumidor de uma região mais próxima ao local onde ocorreu o acidente também fica sem energia elétrica, uma vez que o processo de troca de poste e implantação da rede destruída tem que ser cuidadoso, com observação aos mais rigorosos critérios de segurança.

“Infelizmente, os abalroamentos causam prejuízos a todos. É necessário que, acima de tudo, os condutores de veículos disponham de mais atenção no trânsito. Não só na questão da colisão com postes, mas na manifestação de uma direção mais defensiva, cuidadosa e segura em qualquer situação nas vias. Todos saem ganhando com uma postura preventiva de quem conduz um veículo”, afirmou Eduardo Mantovani, diretor presidente da Energisa, empresa que distribui energia elétrica para 63 dos 75 municípios sergipanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário