terça-feira, 12 de julho de 2011

Médico denuncia colega por armar confusão para impedir transferência de paciente para a ala vermelha



Huse: palco de confusão no atendimento a uma idosa

Transformou-se em caso de polícia uma confusão envolvendo dois médicos no atendimento a uma paciente em estado grave no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). O episódio ocorrido durante a madrugada desta terça-feira, 12, foi registrado em Boletim de Ocorrência na Delegacia Plantonista pelo médico João Bosco de Menezes Monteiro.

De acordo com informações do médico, tudo começou quando ele recebeu chamado emergencial para atender a uma paciente, em estado grave, que já estava internada no próprio hospital e estava sendo transferida para a Ala Vermelha do Huse. Chegando na referida ala, o médico assegura que foi impedido de trabalhar pela também médica Paula Miracki, que estaria coordenando os trabalhos durante o plantão.

O médico garante que a colega agiu de forma grosseira, agredindo verbalmente outros profissionais envolvidos no atendimento, na tentativa de impedir o acesso da paciente à Ala Vermelha. Ele revela ainda que a médica até acionou a equipe de segurança do hospital, mas mesmo sob a resistência da médica, a equipe conseguiu prestar o atendimento à paciente, que foi entubada de forma a evitar que ela chegasse a óbito.

Entre os colegas, segundo revela o médico João Bosco, a médica tem fama de ser uma pessoa desequilibrada e que o comportamento dela nesta madrugada pode caracterizar como negligência médica. Ele se declara constrangido com a situação e pretende acionar o Conselho Regional de Medicina (CRM), que ainda não se pronunciou sobre a questão. O CRM informa que só se posicionará quando receber oficialmente a reclamação.

A Coordenação do Pronto Socorro admite que há um problema pessoal entre os dois médicos e que esta desavença refletiu no atendimento a uma paciente de 73 anos, que já estava internada naquela unidade de saúde. “Não admitimos que problemas pessoais exerçam influência no atendimento a pacientes. Isto não vai mais acontecer, vamos adotar as providências”, garante o coordenador do Pronto Socorro do Huse, Luiz Eduardo Prado.

A confusão será apurada por meio de sindicância interna, segundo revelou o coordenador do PS. Ele garante que o médico João Bosco prestou atendimento à paciente. “O doutor João Bosco prestou o atendimento necessário”, disse Eduardo Prado. O coordenador do Pronto Socorro informou que o próprio João Bosco entubou a paciente, que já está em estado estável e permanece internada na ala vermelha do Huse, que é o setor responsável pela atenção a pacientes que apresentam quadro grave. “Não é a orientação do hospital recusar pacientes na ala vermelha. Se prestamos atendimento a pacientes que vêm de outros Estados porque recusar pacientes que já estão internados?”, diz.

O Portal Infonet tentou ouvir a médica envolvida. Ela nega ter tido comportamento incompatível com a ética profissional e diz que vai contratar advogado para se defender da acusação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário