quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bompreço, G Barbosa, Extra e Lojas Americanas perdem no TST

As empresas de supermercados Companhia Brasileira de Distribuição – Extra, G.Barbosa Comercial Ltda, Bompreço Bahia Supermercados e Lojas Americanas ingressaram, com recursos, no Tribunal Superior do Trabalho contra decisão já tomada pelo TST favorável aos trabalhadores e, mais uma vez, as suas ações frente à Justiça não tiveram êxito.

Em recente publicação do Acórdão do TST, já decide sobre a matéria favorável ao sindicato dos Empregados em Supermercado do Estado de Sergipe contra a obrigatoriedade de trabalharem nos feriados. Na ação, proposta pelo Sindicato dos Empregados, a Justiça do Trabalho considerou que somente por meio de negociação coletiva é possível obter autorização para o trabalho nesses dias.

“Os Embargos Declaratórios é mais um recurso do setor patronal, fruto da insatisfação das multinacionais de supermercados em não quererem aceitar a decisão já tomada pelo TST em relação à abertura nos feriados”, explicou o presidente da Fecomse - Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe, Ronildo Almeida.

O sindicalista avalia como positiva mais uma decisão do TST favorável aos trabalhadores. “Nada mais é do que o cumprimento da lei que determina o fechamento do comércio em geral nos feriados, ficando a possibilidade dessa abertura por meio de negociação na Convenção Coletiva de Trabalho. Para a categoria essa decisão representa uma vitória, o resgate à dignidade do trabalhador que era obrigado a trabalhar nos feriados e não receber nenhum adicional” declarou.

O presidente do sindicato dos empregados em supermercados, Manoel Oliveira, apela aos patrões pelo diálogo e respeito aos trabalhadores para que o processo de negociação entre as partes possa chegar a bom termo encerrando essa pendência, que é a Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012. “Lembrando que a data base da categoria é 1º de maio, sendo assim acumula-se uma dívida financeira e social para com seus empregados e empregadas”, adverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário