quinta-feira, 7 de julho de 2011

Feriado será de chuva fina em todo Estado


De acordo com leitura de dados de satélite do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), as chuvas leves que caíram durante a manhã de hoje, 7, em todo o Estado de Sergipe irão perdurar durante esta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, além do final de semana.

Segundo o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas que retornam agora para Sergipe estão favorecidas por ondas de instabilidades atmosféricas que atuam na faixa Leste e Sul do Nordeste, alcançando ainda os Estados da Bahia e Alagoas.

“São motivadas pelo aumento das temperaturas da superfície do mar, que são transportadas para o continente. Vale salientar que essas estabilidades atmosféricas, estimulam a condensação e a nebulosidade, ocorrendo então a intensificação das chuvas, assegura Overland Amaral.

Frio

Overland destaca ainda que, as características das chuvas estratiformes (chuvas finas) estão sendo acompanhadas pela queda de temperatura. “Com a chegada do inverno, as massas frias do pólo sul chegam até a região tropical nesse período, reduzindo assim as temperaturas, especialmente as do período das madrugadas”, afirma.

Segundo revela, na cidade de Estância, interior do Estado, houve a ocorrência mínima de 17 graus. Já em Poço Verde, sudoeste do Estado, a temperatura mínima chegou a atingir 14 graus. “A queda da temperatura comprova a chegada de massas mais frias, acompanhadas por ventos do sul e sudeste”, aponta.

Características

Segundo Overland, até o mês de agosto a previsão climática será acompanhada pelos seguintes aspectos: formação da nebulosidade, chuvas finas e temperaturas amenas.

Balneabilidade

Apesar das chuvas finas acompanhada pela queda da temperatura em algumas regiões do Estado para esse feriadão, de acordo com a Balneabilidade feita pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), as condição de banho nas principais praias da capital e do interior do Estado são favoráveis.

Confira a condição do banho da sua praia favorita através do site: WWW.adema.se.gov.br/balneabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário