quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Câmara de Estância aprova aumento da tarifa de água

Na tarde desta terça-feira, 3, com as cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores totalmente completas por moradores de Estância, que já vinham na expectativa de um possível aumento na conta de água, até porque os meios de comunicação da cidade anunciaram essa sessão, o projeto foi aprovado por oito votos a favor, dois contrários e uma abstenção. O aumento da tarifa foi para 35%. O prefeito Carlos Magno queria 51,67%.
Durante o andamento dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal, Tito Magno (DEM), suspendeu a sessão, a pedido do líder do prefeito, vereador Dr. Cristóvão Freire (PSB), para que fosse elaborado um Requerimento de urgência para os projetos de reajuste da tarifa da água do SAAE, e do aumento dos salários dos servidores da referida autarquia.
Antes, o líder só tinha apresentado o Requerimento para o aumento da tarifa, o que provocou os protestos do vereador Artur Oliveira do PT e Dominguinhos. Com o novo Requerimento, os vereadores puderam aprovar os dois projetos nessa mesma sessão.
De acordo lideranças da cidade, os vereadores da bancada do prefeito não tiveram  coragem de aprovar o aumento da tarifa de 51%, mandato para a Câmara pelo prefeito Carlos Magno. A participação na sessão da imprensa e de pessoas, fez com que intimidassem o líder do prefeito mudar a estratégia e mudar o índice de reajuste da tarifa 35%, também.
O presidente Tito Magno encerrou a sessão regimental e em seguida convocou uma extraordinária para votar os dois projetos: o de Reajuste das Tarifas do SAAE e do Reajuste dos Salários dos Servidores do SAAE. O presidente esclareceu que os vereadores não foram remunerados por essa nova sessão.
A emenda que os vereadores Artur Oliveira (PT) e Dominguinhos apresentaram, foi para fixar a tarifa em 20%, mas foi derrotada por 8 votos a 3. Já o vereador Sérgio Bezerra (PCdoB), manteve a coerência do seu discurso e votou a favor da emenda, junto com Artur e Dominguinhos.
Quanto ao líder do prefeito, Dr. Cristóvão (PSB) apresentou outra emenda substitutiva, propondo uma tarifa de 35% para todas as taxas. Essa então foi diferente da proposta do prefeito Carlos Magno, que queria um reajuste de 51%. Todos os vereadores da situação, inclusive o presidente Tito Magno, assinaram essa emenda, que foi aprovada.
A oposição apresentou seis emendas modificativas, com tarifa de 20% em média para todas. Todas foram derrubadas por 8 votos a 3, menos uma (tarifa industrial, 9 X 3), contaram com o voto a favor do vereador Sérgio Bezerra (PCdoB), mostrando que sua postura, defendida várias vezes em plenário, foi preservada.
Então o que ficou decidido foi: os vereadores aprovaram a emenda substitutiva da situação e as taxas do SAAE foram reajustadas em 35%. Os vereadores Artur e Dominguinhos votaram contra e o vereador Sérgio Bezerra se absteve.
 VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR
André Graça
Cristóvão Freire
 Júlio André dos Santos
 Misael Dantas Soares
Pedro Benjamim
Luiz Sérgio Nascimento Melo
Tertuliano Pereira
José Paes dos Santos
VEREADORES QUE VOTARAM CONTRA
José Domingos Machado
Artur Oliveira
VEREADOR QUE SE ABSTEVE
Sérgio Bezerra
VEREADOR QUE NÃO VOTOU

Tito Magno (presidente da Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário