quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dois agentes feridos em fuga no Cenam nesta quinta-feira


Sindicato diz que agentes encontram maconha e celulares em ala

Dois agentes de medidas socioeducativas saíram feridos durante fuga de internos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) ocorrida no início da manhã desta quinta-feira, 19. De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), Sidney Guarany, dois internos conseguiram fugir e outros permaneceram no telhado por um longo período.

No início da manhã desta sexta-feira, 19, os agentes foram surpreendidos por uma rebelião e, na tentativa de conter a fuga, um agente foi atingido por um golpe de chuncho [espécie de arma branca feita artesanalmente] na cabeça e um outro sofreu fratura em um dos braços. Na quinta-feira, 18, segundo Guarany, os agentes de medidas socioeducativas encontraram cerca de 100 gramas de maconha e seis aparelhos de telefone celular justamente na ala 8, alvo da rebelião ocorrida hoje na manhã desta quinta.

O presidente do Sindasse reclama dos encaminhamentos adotados pela Fundação Renascer, que administra a unidade, durante o período de greve dos agentes de medidas socioeducativas. Segundo Guarany, a equipe que deveria fazer a segurança patrimonial está exercendo a função de agentes de medidas socioeducativas e, na terça-feira, 17, teriam realizado ações com os internos, exatamente ações que estavam suspensas durante a greve justamente pela falta de condições devido ao pequeno efetivo que está atuando na unidade.

Segundo Guarany, um policial militar e o pessoal da segurança patrimonial retiraram os internos das alas e permitiram que eles passassem um período na quadra. No dia seguinte, na quarta-feira, 18, os agentes de medidas socioeducativas observaram comportamento suspeito e realizaram a tradicional revista, momento em que encontraram a maconha e os aparelhos de telefone celular, segundo informou o presidente do Sindasse.

A assessoria de comunicação da Fundação Renascer informou que a direção já foi mobilizada e que o procedimento padrão já foi adotado. A assessoria informou que a direção está fazendo levantamento e que, posteriormente, se posicionará a respeito do episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário