sábado, 26 de maio de 2012

CORONEL IUNES EXPLICA NOVAS MEDIDAS PARA MELHORAR A SEGURANÇA EM ARACAJU


No programa Jornal da Tarde desta sexta-feira (25), o jornalista e apresentador Paulo Sousa conversou com o novo comandante da Polícia Militar, Coronel Maurício Iunes. O primeiro questionamento feito por um ouvinte foi sobre o policiamento na área central de Aracaju, um problema antigo onde comerciantes reclamam de constantes assaltos e arrombamentos. Para o Cel. Iunes o grande problema para solucionar este caso é o efetivo da polícia militar. O Coronel destacou também a importância de fazer o Boletim de Ocorrência em casos de delitos para facilitar o trabalho da polícia. “O efetivo é pouco. A melhor forma que nós temos pra essa demanda, que surgiu com o aumento do número de ocorrências é a população entender a importância que é fazer o boletim de Ocorrência, fazer o registro policial seja em qualquer esfera. Seja através da solicitação no 190,seja através do B.O. na delegacia. O que nós temos a traçar se chama mancha criminal. Então o crime é dinâmico,evidentemente pelo nosso espaço territorial pela população existente nós não teremos condições de manter um policial em cada esquina e a criminalidade procura se localizar aonde não existe o policial. A gente sempre recomenda que as pessoas façam sim o boletim de ocorrência, o registro do fato ocorrido porque aquilo pra nós traça uma mancha criminal e é nessa mancha criminal que nós trabalhamos” registrou o coronel.

Como nova medida para intensificar o policiamento no centro de Aracaju, o comandante reforçou a idéia das câmeras de segurança que auxiliam o trabalho dos PMs e disse que a idéia inicial é enxugar o administrativo para colocar mais policiais nas ruas. Segundo Maurício Iunes há uma perspectiva de 600 novos policiais à disposição e após a entrada dos mesmos, essa ação vai poder ser realizada. “O que eu irei fazer junto com o estado maior é reduzir o administrativo, só teremos dois expedientes e a partir da próxima semana, acredito que já estaremos implementando a dupla jornada. Porque nós temos várias outras atividades de ordem administrativa que precisam ser mantidas até pra que a estrutura possa funcionar o que vamos fazer é o enxugamento naquela especialização. Há uma perspectiva de 600 policiais militares, quando no ingresso desses policiais a gente possa fazer essa relocação de acordo com as necessidades”,enfatiza Iunes.

TAXISTAS

Quando perguntado sobre a segurança para taxistas da capital, sobre a fiscalização da saída da cidade em direção a Barra dos Coqueiros, e a promoção atrasada de praças, o coronel colocou que o problema no tocante ao município de Barra dos Coqueiros é simples e assim passará a atender a todos. Segundo ele todas as unidades devem fazer abordagem e isso será um padrão adotado, quanto à promoção de praças, Cel. Iunes deixou claro que a legislação tem uma “vírgula”: “Sobre promoção de praças a legislação diz que haverá promoção de praças, só que ela tem uma vírgula, quando houver vagas”.

TOLERÂNCIA ZERO

A respeito do movimento Tolerância Zero, o coronel foi curto:“Eu não posso fazer um parecer que já existe. Existe um procedimento ele foi instaurado e foi dada uma solução. Os ritos que ele vai seguir são os ritos da legislação que será apresentado evidentemente pelo advogado agora o que está decidido, o que foi escrito não me cabe julgamento algum nesse fato até porque é inerente ao comando anterior eu só faço agora dar o rito que necessito ao caso”.

O Programa Jornal da Tarde é transmitido de Segunda a Sexta-Feira das 17h às 19hpela rádio Ilha FM, apresentação: Paulo Sousa.

Com informações do Jornal da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário