terça-feira, 15 de maio de 2012

Homem que aplicou golpe em mais de duas mil pessoas


Policiais lotados na Delegacia Regional de Itabaiana prenderam em Salvador, Bahia, André Luiz Mascarenhas dos Santos Tanan, 30 anos, natural de Iaçu (BA). Ele é acusado de praticar vários golpes em mais de 2 mil pessoas, como falsificação de documentos, falsidade ideológica, estelionato e uso de documentos falsos.

De acordo com o delegado André David, a equipe de policiais teria saído em diligência para a capital baiana, na tentativa de cumprir um mandado de prisão de um traficante, quando chegaram ao local reconheceram André Luiz. Ele estava foragido da justiça desde o dia 29 de fevereiro, quando foi expedido um mandado de prisão contra ele.

No momento da prisão, o acusado estava no bairro Trobogy, conhecido como Paralela, em Salvador, onde teria alugado um ponto comercial e montado uma pequena gráfica. André foi conduzido para a Delegacia Regional de Itabaiana, onde está preso à disposição da Justiça. A polícia suspeita que o acusado também estava aplicando golpes, desta vez no estado da Bahia.

Relembre o caso

André Luiz Mascarenhas dos Santos Tanan, foi indiciado criminalmente no último dia 6 de janeiro. Segundo a polícia, ele foi acusado de aplicar o golpe do emprego que teria lhe gerado um lucro para aproximadamente R$ 500 mil ao longo de quatro anos de atividade de sua empresa, denominada Marzul, responsável pela comercialização de um suposto cartão de descontos chamado Red Card. A empresa apresentava um portfólio de 38 empresas com falsas promessas de descontos de até 50% em serviços na área médica, odontológica e jurídica.

A polícia também descobriu que o acusado falsificou documentos públicos e particulares, a exemplo de certidão de nascimento, contra-cheque, declaração de imposto de renda e carteira de estudante de Medicina. De acordo com as investigações, André utilizava a documentação falsificada para a abertura de contas bancárias, constituição de falsas empresas, contratação de crédito bancário e comercial, compra de veículos e aluguéis de imóveis.

André também é acusado de comprar e emitir cheques de origem ilícita (furtados, roubados e clonados) adquiridos com papeleiros atuantes no centro desta capital. De acordo com a polícia, estes cheques eram usados para golpes no comércio e na compra de produtos ofertados no caderno populares de jornais locais.

Sob André Tanan também existe o indiciamento, em 2008, de um golpe com oferta de venda de produtos pela internet. Na acusação, ele recebia o pagamento através de depósito, mas não enviava o produto ofertado. Dezenas de pessoas foram vítimas em todo o Brasil, inclusive um policial militar de São Paulo.

Fonte: Ascom SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário