sexta-feira, 11 de maio de 2012

Governador nomeia o coronel Maurício Iunes como novo comandante da PM


O governador Marcelo Déda anunciou, no início da noite dessa quinta-feira (10) o coronel PM Maurício Iunes como o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe. O anúncio ocorreu após uma reunião realizada na sede da Secretaria de Segurança Pública, contando com a presença do secretário João Eloy, do atual comandante, coronel PM Aelson Resende, e do chefe do Gabinete Militar do Governo do Estado, coronel PM Carlos Augusto Bispo.

A tradicional solenidade de passagem de comando se dará na próxima terça-feira (15), às 9h, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe, e até lá os dois oficiais acertarão os detalhes de todo o processo de transição.

"Hoje agradeci ao coronel Resende pelo excelente trabalho que ele realiza na Polícia Militar ao longo da sua produtiva carreira. Ele é um dos oficiais mais queridos da PM, com enorme trânsito na sociedade e instituições sergipanas. Ele foi convocado para uma tarefa difícil e buscou cumpri-la sempre com lealdade, devoção e amor pela instituição", ressaltou o governador Marcelo Déda.

Convocação

Em relação ao oficial que assume o posto de comando, o governador afirmou que se trata de um profissional com características muito nítidas da sua atuação intensa na polícia, de onde tem também o reconhecimento da sociedade sergipana. "Ele é um homem afeito ao trabalho das ruas, que teve oportunidade de comandar, no nosso governo, o Policiamento da Capital, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) e mantém excelentes relações com o secretário da Segurança João Eloy. Tenho plena convicção que ele saberá dar continuidade ao trabalho iniciado pelo coronel Resende, aplicando as diretrizes do nosso governo na área de segurança", frisou.

As recomendações feitas, segundo o governador, dizem respeito à busca do fortalecimento da instituição, preservando os valores que são básicos da organização policial militar, dentre os quais a hierarquia e a disciplina, como também o respeito aos direitos humanos, a consideração pela sociedade civil e a busca incessante de melhoria dos indicadores de violência no estado.

"A Polícia Militar é peça indispensável à nossa política de segurança, uma vez que é responsável pela atuação ostensiva, repressiva e, ao longo desses anos de governo, foi uma das instituições onde nós mais aplicamos recursos e buscamos melhorias. Hoje temos uma polícia remunerada com dignidade, sendo a segunda polícia mais bem remunerada do Brasil, e ao longo dos últimos cinco anos, Sergipe figurou como o estado nordestino com maior investimento em segurança pública, sendo que parte desse investimento foi na modernização, atualização tecnológica, aquisição de equipamentos e armamento, dentre outros itens necessários a uma operação eficiente", relembrou Marcelo Déda.

Novo Concurso

Ainda nas discussões preliminares, o governador anunciou ao comandante indicado que estão sendo finalizados os estudos do efetivo da corporação. "A ideia é deflagrar o processo de um novo concurso público, para que possamos recrutar novos policiais militares para suprir o espaço deixado pelos que foram para a reserva nos últimos anos. A própria movimentação no alto oficialato, em função das mudanças recentes da legislação, também abrirá oportunidades para movimentações na tropa, e até a chegada do coronel Iunes ao comando, em função da lei, provocará a ida para a reserva de alguns coronéis e, portanto, novas oportunidades de ascensão no seio dos oficiais da Polícia Militar. Todos estes são temas que serão objeto das conversas entre os dois oficiais, o que entrega e o que recebe o comando da corporação", explicou o governador, ao reforçar que, por seu profissionalismo, o coronel Resende se dispôs a realizar um processo de transição onde o novo comandante já possa chegar ao comando em condições de conduzir a tropa.



Fonte: SSP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário