quarta-feira, 13 de março de 2013

Empregados da VCA param por falta de pagamento de ticket



                        O vereador Adriano Oliveira expõe dificuldade da empresa aos trabalhadores  
Trabalhadores denunciam perseguição e demissões indevidas

Motoristas e cobradores da VCA São Cristovão, empresa que explora as linhas de transportes urbanos na Grande Aracaju, paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 13. Durante a paralisação, a categoria permaneceu concentrada na porta da empresa denunciando casos de perseguição e demissões indevidas.

Além do fim da perseguição, motoristas e cobradores querem a regularização do auxílio alimentação deste mês e pagamento dos benefícios de férias. “Tem gente que tirou férias em fevereiro e ainda não recebeu”, conta um motorista, que opta pelo anonimato porque teme represália da empresa.

O vereador Adriano Oliveira  (PSDB) intermediou entendimentos e obteve êxito. Motoristas e cobradores realizaram assembleia geral na porta da garagem. Diante do compromisso da empresa em regularizar o auxílio alimentação na tarde desta quarta-feira, a categoria voltou ao trabalho e os ônibus já começam a deixar o pátio da empresa.
Trabalhadores se concentram na garagem da empresa durante paralisação
A previsão, conforme percepção de um dos motoristas que prefere se manter no anonimato por temer represália da empresa, é que todas as linhas exploradas pela VCA São Cristovão sejam normalizadas em uma hora. Aos trabalhadores, o vereador Adriano Oliveira informou que a empresa tomou empréstimos a três instituições financeiras diferentes para regularizar o pagamento dos benefícios atrasados e que necessitaria de tempo para a liberação do dinheiro. “A empresa passa por situação difícil, está caminhando para a falência e a greve só vai piorar a situação”, considerou o parlamentar.

No primeiro momento, motoristas e cobradores resistiram, mas posteriormente, em assembleia geral, aceitaram a proposta e vão aguardar, trabalhando, a regularização do pagamento que deve ocorrer a partir das 15h desta quarta-feira.

Eles denunciam punições e demissões indevidas. “É um direito que gestantes e idosos têm de descer do coletivo pela porta da frente, mas a empresa dá advertência aos cobradores”, exemplifica um cobrador, que, a exemplo dos demais, se mantém no anonimato. 

O Jornal dos Municípios tentou ouvir diretores da empresa, mas não obteve êxito. Na sede da VCA, os atendentes informaram que os diretores da empresa estariam em reunião e que não poderiam atender a equipe de reportagem. Jornal dos municípios  permanece à disposição da diretoria da empresa. Informações podem ser encaminhadas por e-mail:jornaldosmunicipios@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário