segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuvas começam a cair no alto sertão de Sergipe


Após meses de estiagem nos municípios do alto sergipano a chuva começou a cair na região desde a noite dessa sexta-feira (18). Segundo o meteorologista do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, (Semarh), Overland Amaral, são chuvas em volumes significativas que estão caindo não só no sertão, mas em grande parte do interior do Estado.

Ainda de acordo com Overland, as chuvas estão atingindo uma média de 50 mm a 60 mm, o que para o meteorologista é um índice histórico para o mês de janeiro. "Apesar de amenizar a situação do sertanejo essas chuvas não são o suficiente pra regularizar a situação de déficit de chuvas, que chega a menos 1300 mm nessa região atingida pela seca", afirma Overland.
Overland Amaral também informou que esse período chuvoso deve continuar até o dia 24 de janeiro e depois será seguido por um período instável. "Somente após uns 10 ou 15 dias é que está previsto ocorrência de chuva na região, mas sempre intercalando chuvas e período de estiagem".
Para o meteorologista a boa notícia é que a partir de agora a tendência é que o período de seca não seja tão prolongado. "Estamos registrando um fenômeno que não estava acontecendo, que é o aquecimento da superfície das águas do atlântico no litoral de SE, AL e BA, que proporciona uma condição favorável para as chuvas", revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário