quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fiéis prestam as últimas homenagens ao Frei Miguel


A crianção do PAC é uma das conquistas da comunidade
Natália chegou cedo a paróquia que ainda estava fechada
Os fiéis da igreja São Judas Tadeu, no bairro América, começaram a prestar as últimas homenagens na manhã desta quarta-feira, 9, ao Frei Miguelângelo Serafim, que morreu aos 104 anos. Ele já vinha enfrentando problemas de saúde decorrente a sua idade avançada e faleceu nesta madrugada no Hospital Primavera.

Mesmo com a igreja fechada, nas primeiras horas da manhã, muitos fiéis se deslocaram para saber informações sobre a morte do Frei Miguel. “Ele foi o fundador dessa igreja e trouxe grandes melhorias para o bairro que era considerado muito violento, mas depois da sua evangelização as coisas mudarão. Uma perda muito grande não só para a igreja como para o nosso bairro”, lamenta a professora Natália Maria Santos.

A criação de um posto da Polícia Comunitária no bairro é citada pelos fiéis como uma das grandes conquistas, que só foi possível com a intervenção do frei. “A gente tinha muitos registros de mortes e assaltos no bairro. Depois do PAC as coisas mudaram. Isso devemos ao frei que lutou por essa conquista”, afirma Natália.
Fiéis  contam como o Frei Miguel atuava na comunidade
O pedreiro Evanio Santos da Silva conta que frequenta pouco a igreja, mas conhecia bastante o frei por suas ações na comunidade. “Além do PAC, ele fez reformas nas praças e sempre fazia doações de cestas para as pessoas mais carentes. Ele buscava melhorias não só para igreja como também para a comunidade”, explica.

A aposentada Josefa Verona Andrade lembra emocionada do frei Miguel. “Estou com grande sentimento pela perda dele, que vai deixar muita saudade. Ele me aconselhou diversas vezes em situações difíceis. Na comunidade, os índices de violência caíram muito depois do PAC”, comenta.

O corpo do Frei Miguel será velado na igreja São Judas Tadeu a partir das 9h. O horário do sepultamento ainda não foi divulgado pela Arquidiocese de Aracaju.
Frei Miguel
Nascido em 30 de outubro de 1908, em Cingoli, na Itália, com o nome de Serafim Césares  ao ordenar-se escolheu o nome de Frei Miguelângelo de Cíngole, mas acabou sendo rebatizado pelos brasileiros como Frei Miguel.

Em 1936 chegou à Bahia e de lá veio para Aracaju, tendo sido vigário nos municípios de Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete e General Maynard. Mas na comunidade do bairro América o Frei Miguel é considerado o pai, protetor, conselheiro, o que acode os mais necessitados, os aflitos, os doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário