sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mais uma vez Homem causa tumulto na base do Samu em Socorro



Base do Samu em Socorro
Na manhã desta sexta-feira, 18, por volta das 10:h30 um homem a procura de atendimento na base do Serviço Móvel de Urgência e Emergência de Sergipe (Samu) causou tumulto e deixou os servidores mais uma vez assustados. A equipe do Jornal dos municípios esteve no local e constatou que o homem foi à base do Samu, localizada no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, a procura de atendimento.
De acordo com o vigilante que estava no local, o homem informou que o paciente estava em casa e exigiu que uma ambulância do Samu fosse realizar o transporte para uma unidade de saúde. Ao ser informado que as ambulâncias do Samu somente são autorizadas a deixar a base por meio de uma ligação para o 192, o homem ficou irritado e passou a bater boca com todos que estavam no local. Temendo que uma ação mais violenta ocorresse os servidores preferiram ficar recuados dentro da base.
Servidores ficaram assustados
O condutor do Samu, Antonio César, explica que a situação é insustentável e que a população confunde o serviço do Samu como sendo um atendimento de transporte de pacientes.
“Aqui funcionava um serviço de urgência do município onde a população procurava o transporte para um paciente, mas esse serviço foi desativado no início do mês. É preciso que a população compreenda que o Samu é um serviço de urgência e emergência e que ao deslocar a ambulância para uma dor de barriga, uma cólica ou outro atendimento que não seja de urgência deixamos de atender um acidente ou outra ocorrência de maior gravidade”, enfatiza.
Antonio César lembra ainda que o fato ocorrido no último final de semana, onde um grupo invadiu a base a procura de atendimento, além de ações de violência no interior do Estado, mostra a fragilidade com que a equipe trabalha. “Precisamos que a equipe responsável pelos seguranças devolva a arma, porque o segurança trabalha aqui desarmado”, acrescenta.
Guarda Municipal
Conforme matéria já divulgada pelo jornal o Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Sergipe (Sindiconam) garantiu que as bases do Samu de Nossa Senhora do Socorro e Lagarto passaram a contar a segurança da Guarda Municipal. A reunião entre a Secretária de Estado da Saúde (SES) e o sindicato definiu ainda que o Samu de Laranjeiras voltará a funcionar em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário