quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Goretti Reis toma posse na Secretaria Municipal de Saúde



O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, deu posse na tarde desta quarta-feira, 2 de janeiro, a secretária municipal de Saúde, Goretti Reis. A solenidade ocorreu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), às 16 horas, e contou com a presença de autoridades, políticos, parentes, servidores e amigos.
De acordo com a secretária, este é um desafio muito grande. “Eu estava preparada para continuar no Legislativo, não tinha planos de assumir a Secretaria de Saúde, as mudanças ocorreram de forma muito rápida, e eu sei que vamos nos deparar com diversas dificuldades”, afirmou, ao acrescentar que a população está com uma expectativa de ver melhoras na questão da espera, da necessidade da oferta, nos estrangulamentos existentes e quanto à demora na realização de exames.
“Tudo isso é uma expectativa que a gente tem que trabalhar para tentar encontrar respostas e solução para a sociedade”, disse, ao revelar que tem consciência que a sua gestão será altamente transparente, de pactuação e de diálogo constante com as categorias, com os trabalhadores, com os prestadores, para que seja possível encontrar alternativas em parceria e avançar em todo o processo. “O objetivo final é a satisfação do usuário e isso nós vamos buscar”, frisou.
De acordo com Goretti Reis, ela e a equipe já têm pronto um planejamento para os 100 primeiros dias da gestão, tendo como principal objetivo o usuário. “Principalmente os usuários das camadas sociais que necessitam da assistência e que não têm disponibilidade financeira para honrar um compromisso de uma clínica privada, de conseguir marcar um exame ou uma consulta particular, é este o usuário que efetivamente a gente tem que dar prioridade”, disse.
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, elogiou a secretária Goretti Reis, ao destacar como principais características a garra, a determinação, o amor pela saúde. “Fiz questão de estar presente na posse da secretária Goretti Reis porque a Saúde é uma das maiores prioridades do meu governo”, disse.
Ele acrescentou ainda que não são os ricos que precisam do governo. “Os ricos merecem toda a atenção, todo o respeito, mas eles têm os seus meios, quando estão doentes eles vão aos melhores hospitais privados da nossa capital, têm os melhores planos de saúde e quando necessário vão para Estados como São Paulo ou para o exterior. Quem precisa do governo é, sobretudo, a população pobre”, afirmou.
“Existem inúmeros setores importantes, mas é a saúde quem cuida da sobrevivência humana, dos pais de família, de todos enfim”, disse, ao acrescentar que uma falha na saúde provoca a morte por isso que o administrador tem que entender a ansiedade da população da periferia. “Se eu acertar em todas as áreas do governo e falhar na saúde eu terei me transformado em um péssimo prefeito”, salientou.
 “Eu tenho o desafio de escolher pessoas que realmente possam resolver a saúde pública de 600 mil pessoas”, enfatizou, ao complementar dizendo que a saúde pública de Aracaju é um desafio maior do que ser secretário de Estado da Saúde.
De acordo com o prefeito, antes de lançar a candidatura ele e a sua equipe visitou trinta municípios onde a saúde é exemplo de excelência. “Goretti Reis visitou os melhores exemplos de saúde pública do país, desde o Sul do Brasil, cidades como Curitiba, Rio de Janeiro e Montes Claros, que embora seja um município pequeno possui um setor de saúde extremamente eficiente”, revelou, ao comentar que a secretária fez esta caminhada e viu soluções interessantes.
“Goretti não foi escolhida por ser política, mas pelos seus méritos, pela sua competência na área de saúde e pelo amor”, disse, ao acrescentar que Goretti Reis vai sair da sua gestão nos braços de todos os aracajuanos pelo êxito e sucesso que vai alcançar juntamente com Dr. Petrônio Gomes, o secretário-adjunto, fazendo com que Aracaju seja referência para ser visitado pelo país inteiro como modelo da saúde pública do Brasil.
Ascom PMA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário