sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Falta de insumos atrasa serviço de hemodiálise no Hospital Governador João Alves Filho


Cerca de 15 pacientes recebem o procedimento por dia
Flávia Brasileiro "É possível que amanhã não haja procedimento de hemodiálise" (Fotos arquivo: 
Mais uma denúncia envolvendo o fornecimento de insumos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) foi feita agora pouco ao  jornal dos municípios:  Trata-se da falta de luvas e da medicação dipirona. De acordo com a denúncia, a falta das luvas causou atraso no atendimento dos pacientes que dependem do serviço de hemodiálise no Huse.
A denúncia partiu do Sindicato dos Enfermeiros de Sergipe, que aponta a falta desses insumos dentre outros problemas. Segundo a presidente do sindicato, Flava Brasileiro, na manhã da última quinta-feira, 22, cerca de 15 pacientes tiveram que esperar para receber o procedimento até que a Prefeitura cedesse algumas luvas. “O serviço só foi feito porque o município de Aracaju cedeu algumas luvas, mas foram poucos pares”, disse.
Flávia garante ainda que na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes também faltam luvas. “O hospital está totalmente desabastecido. Já na maternidade faltam luvas também. Foi dito por um médico, que no plantão dele, só tinham cinco pares de luvas que só dá para fazer um parto porque é uma para cada um da equipe”, alerta.

O Ministério Público, através da promotora de justiça, Euza Missano, tem se empenhado em reduzir os problemas da falta de insumos no HUSE. No último dia 12 deste mês, a visita da promotora de justiça culminou na descoberta de Superlotação na Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) e no pronto-socorro, ausência de fichas de recuperação pós-anestésicas, falta de materiais e insumos, e ainda funcionamento de apenas quatro dos oito monitores da SRPA.MPE
Uma ação conjunta entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público estadual (MPE) será movida contra a Secretaria Estadual da Saúde, a fim de solucionar de forma definitiva os problemas que assolam o Hospital de urgência de Sergipe (HUSE).  A reunião entre a promotora de justiça Euza Missano e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Sérgio Monte Alegre, ocorreu na manhã do último dia 14 de novembro.
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que não houve interrupção do serviço  quee o item já foi regularizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário