terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ônibus escolar com quarenta crianças capota em Estância


Por volta das 12h 30 desta terça feira, 06, um grave acidente foi registrado na zona rural do município de Estância e por pouco as proporções do acidente não foram fatais. Um veículo escolar que conduzia os estudantes dos Povoados Mato Grosso e Riachão para as escolas municipais e estaduais do perímetro urbano do município acabou tombando na região da Capivara, próximo ao assentamento Caio Prado e deixou alguns alunos ligeiramente feridos.
Segundo informações colhidas no local, o condutor do ônibus placa KIX 9076 de Estância, SE, conhecido por Genilson, trafegava normalmente em baixa velocidade pela estrada de barro quando de repente o carro perdeu a direção e acabou caindo em uma pequena ribanceira, quebrando a cerca e capotando. No veículo viajavam aproximadamente cinquenta estudantes e  cerca de dez precisaram ser conduzidos até O HRE. Uma viatura do SAMU conduziu quatro alunos, e as outras duas, cada uma conduziu três jovens.Por volta das 12h 30 desta terça feira, 06, um grave acidente foi registrado na zona rural do município de Estância e por pouco as proporções do acidente não foram fatais. Um veículo escolar que conduzia os estudantes dos Povoados Mato Grosso e Riachão para as escolas municipais e estaduais do perímetro urbano do município acabou tombando na região da Capivara, próximo ao assentamento Caio Prado e deixou alguns alunos ligeiramente feridos.
“O motorista não tem culpa alguma, o culpado é o dono do carro”, esbraveja uma mãe de aluna envolvida no acidente que confortava o motorista que aos prantos e em estado de choque lamentava a situação.
Dentro da viatura do SAMU, uma estudante que estava levemente ferida contou também os momentos de pânico que passaram dentro do veículo. “O carro vinha devagar e foi muito de repente. Não vimos quase nada, apenas o carro rodando na estrada e o motorista tentando controlar, e em seguida o carro já capotou e nós caímos um por cima dos outros”, destacou a jovem no mesmo instante que a porta da viatura da SAMU se fechava para conduzi-la até o hospital.
Outro aluno envolvido no acidente conversou com a nossa redação e também isentou a culpa do motorista. Segundo Marcelo Fernandes,  aluno do 1º ano do Colégio Estadual Gumercindo Bessa, o motorista perdeu o controle, tentou puxar o carro para o lado contrário e não conseguiu evitar o acidente” afirmou o estudante que já havia recebido o atendimento do SAMU e já estava liberado com um curativo no queixo e algumas escoriações. Marcelo afirmou que costumeiramente não viaja nesse carro, mas que hoje queria chegar um pouco mais cedo na escola pois iria fazer uma prova de recuperação e que por isso foi no veículo da linha do Riachão. Marcelo Fernandes é morador da Colônia Estancinha.
Outro veículo, também de propriedade do senhor João Mota, vinha logo atrás do carro que capotou e após o acidente os alunos se recusaram a prosseguir viajando no carro que aparentava os mesmos problemas de conservação do carro que capotou. Segundo a senhora Cristina Maria dos Santos, 37, mãe de uma aluna e moradora da Colônia São José, o outro veículo também estava aparentando defeitos e  quebra direto. “Toda semana um carro desses daí quebra”, enfatizou a dona de casa que questionou a ausência das autoridades municipais. “Cadê que nessa hora não aparece nenhum vereador? Cadê o dono do carro que também não aparece? questionava em voz alta.
O vereador Cristóvão Freire compareceu ao local do acidente e fez registros fotográficos das condições do ônibus capotado. Cristóvão lamentou o acidente e se mostrou aliviado pelo fato de não ter tido nenhuma vítima fatal.
Segundo informações do senhor Marcão, chefe de transporte da PME, o motivo do acidente foi um defeito mecânico ocorrido durante a viagem. “O que aconteceu foi que quebrou o terminal da direção, a ponteira da barra. O pneu do carro é novo e as cruzetas estão tudo em ordem”, enfatizou o chefe de transporte que declarou a nossa redação que acidentes como estes acontecem.
Três viaturas do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, compareceram ao local do acidente para prestar socorro às vitimas. Três ambulâncias do município também deram suporte no acidente. Uma viatura da PM e a SMTT também atenderam a ocorrência.

Assim que souberam do acidente, vários líderes comunitários da região compareceram para dar suporte aos alunos. Estiveram no local o senhor Fernando Muniz, presidente da associação de trabalhadores rurais do município de Estância, o seu filho, Edivam Muniz, o professor Wilson, presidente da associação de estudantes do Riachão do Teté e o senhor Branco, presidente da associação dos moradores do Povoado Mato Grosso.
REVOLTA:
Os estudantes dos dois ônibus, o que capotou e o que vinha logo atrás ficaram bastante nervosos e revoltados com a situação e fizeram uma barreira humana para proibir a saída do segundo veículo do local.  Além de não permitir a saída do veículo 2, os estudantes também se recusaram a adentrarem em um terceiro ônibus que foi acionado para lhes conduzirem até suas casas. Em hipótese alguma os estudantes aceitaram subir para o ônibus caminho da escola e por longos minutos o trânsito na localidade ficou interrompido pela ação dos jovens estudantes. Sem poder sair do local, o motorista do ônibus acionou a polícia que compareceu alguns minutos após.

POLÍCIA:
Assim que a guarnição da PM chegou, tratou de ouvir os envolvidos e em seguida, o sargento Chagas ordenou que os alunos adentrassem no veículo e dispersassem da rodovia. “Quem quiser ir  para casa entre no ônibus que ele já vai sair e quem não quiser ir não vá, só não vai ficar ninguém na estrada mais”, destacou o militar.
CONFUSÃO:
Indignado com a forma que o policial falou com os estudantes, o líder comunitário Edivan Muniz questionou o policial e por alguns instantes os dois iniciaram uma leve discussão.
SMTT:
Quando tudo se encaminhava para a calmaria e os alunos já estavam quase todos dentro do ônibus, acatando a ordem dada pelo PM, os agentes de trânsito da SMTT chegaram ao local e foram analisar a situação do ônibus que seguiria com os estudantes, bem como as documentações, tanto do veículo quanto do passageiro.
ÔNIBUS DETIDO:
Após solicitar a documentação do condutor e do veículo o agente Roberto detectou que a documentação do veículo estava atrasada e não autorizou que o mesmo transportasse os alunos de volta, dando ordem de recolhimento do ônibus para o pátio da SMTT. Segundo informações, o veículo que capotou também estava com a documentação vencida.
OUTRO VEÍCULO:
Com mais essa reviravolta, outro veículo escolar foi acionado e por volta das 15h 30 compareceu ao local para recolher os alunos até as suas residências.
Um guincho e um trator foram acionados para retirar o ônibus da ribanceira.
Estudantes que foram socorridos pelo SAMU: Adriana Santos Cruz,16, em estado mais grave; Alessandra Santos, 18; Milena, 12; Yeda, 13, Luana, 13, Ana Kátia, 16, Fabiana, 16, Bruna, 16, Juliana, 13; Cleyton, 18 e Marcelo.
Em estado de choque o condutor do ônibus que capotou também foi encaminhado por populares até o HRE. Todos os alunos foram atendidos no município de Estância e a informação de transferência para o HUSE foi desmentida pelo pai da aluna que estava em estado mais grave.
Por: Pisca Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário