quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Homem morre após queda de torre no povoado Oiteiros


Queda foi causada por rompimento de cabos de sustentação
José Nilton estava em cima da torre no momento do acidente (Fotos: Portal Infonet)
Um homem faleceu após a queda de uma torre de energia, que estava sendo montada na tarde desta quarta-feira, 21. O acidente aconteceu no povoado Oiteiros, município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo o técnico em segurança Luciano Souza, a queda que provocou a morte de José Nilton Santos Ramos foi causada por uma falha técnica: um dos cabos que sustentavam a torre se soltou.
“As torres são alinhadas e depois elevadas. Durante o alinhamento, quando os quatro cabos de sustentação estavam sendo tensionados, um deles se partiu e provocou a queda. Como ele estava em cima da torre no momento, e não houve tempo de retirar os equipamentos, não deu para evitar o acidente”, explica Luciano Souza.
Além da morte de José Nilton, o tombamento da torre deixou destruídos dois carros da empresa que executava o serviço, que estavam embaixo da estrutura.

De acordo com Antônio Ribeiro, encarregado geral da obra, o rompimento do cabo de segurança pode ter sido causado pelo peso da estrutura da torre. “É normal que essas situações aconteçam, afinal um cabo influencia em todos os outros, mas é uma fatalidade que tenha causado uma conseqüência tão grave", diz Antônio.José Nilton era montador em uma empresa prestadora de serviços para a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Segundo os técnicos, a torre tem uma altura de 46m, e José Nilton teria caído de uma distância de aproximadamente 39m do chão. No momento do acidente, o montador estava conectado à torre pelos equipamentos de segurança. Entre as dez pessoas que compunham a equipe, apenas José Nilton foi vítima na ocorrência. Os técnicos presentes ao local não souberam precisar a idade da vítima, mas afirmaram que o montador tinha entre 21 e 23 anos.
Segundo Luciano Souza, os familiares de José Nilton foram contatados e chegaram ao local. “Eles ficaram muito abalados, inclusive uma senhora parente dele chegou a desmaiar. O corpo estava gravemente ferido, muito ensanguentado. Ele morreu na hora”, afirma. O Instituto Médico Legal (IML) e a Criminalística foram acionados, e o corpo foi encaminhado para Aracaju

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário