quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PIRAMBU DECRETA O ESTADO DE EMERGÊNCIA

Em audiência solicitada pelo líder do PSC, André Moura, no Ministério da Integração Nacional em conjunto com a Secretaria Nacional da Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira, 20, foi discutido a solicitação do Estado de Emergência do município de Pirambu em Sergipe.

Participaram da audiência o requerente André Moura, o senador Eduardo Amorim e o prefeito de Pirambu, Élio Martins, que fizeram o encaminhamento direto ao ministro Fernando Bezerra e o secretário Nacional interino da Defesa Civil, Rafael Schadeck.
Ao ouvir os relatos dos parlamentares sergipanos e do prefeito, os gestores federais avalizaram de imediato o pedido de Estado de Emergência para Pirambu, deixando claro que as ações de cunho natural não esperam e a população não pode sofrer com os trâmites burocráticos do Estado.
Pirambu
Desde o ano passado, a sede do município vem sofrendo com o avanço devastador do mar, chegando ao decorrer desse período a derrubar bares e parte da pista que margeia a Orla da cidade.
As várias barragens construídas no curso do Rio Japaratuba que desemboca no mar na divisa dos municípios de Pirambu e Barra dos Coqueiros, fez com que fosse perdida a força de suas águas que invadiam o oceano, consequentemente a boca da barra foi assoreada, deixando o estuário do rio raso, impedindo os mais de 80 barcos pesqueiros de poderem utilizar o entreposto de pesca do município, tendo um papel importante na economia pesqueira do local.
Diante deste evento natural, a administração atual ao assumir - no mês de janeiro através de Decreto Municipal - anunciou o Estado de Emergência, dando entrada na Defesa Civil Estadual, que encaminhou para a Secretaria Nacional de Defesa Civil para a análise o pleito, que foi aprovado durante a audiência e deverá ser publicado de imediato no Diário Oficial da União.
Segundo o prefeito Élio Martins, agora será constituído um plano de trabalho com entidades gabaritadas, a exemplo da UFS, ADEMA, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Defesa Civil e Ministério da Integração, para a confecção de um projeto a ser executado para conter os avanços.
“Esta é uma conquista que há muito venho lutando. Pirambu já foi um dos maiores pólos pesqueiros de Sergipe, sendo referência em vários Estados circunvizinhos e com essas ações poderá voltar a se posicionar no cenário da pesca fortalecendo a economia local”, destacou André Moura.
Itabaiana
Durante a audiência, o senador Eduardo Amorim - que apoiou de forma fundamental as solicitações para Pirambu - pediu ao ministro Fernando Bezerra a liberação de verbas para a recuperação de estradas vicinais do município do Agreste sergipano. Itabaiana vem sofrendo com a falta de manutenção, dificultando consideravelmente o escoamento da produção horte-frute e granjeira.
Fonte: Assessoria parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário