segunda-feira, 9 de abril de 2012

Assembleia discute implantação de aterro sanitário no povoado Tabocas em Nossa Senhora do Socorro


A Comissão de Meio Ambiente e Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zezinho Guimarães (PMDB), promoveu hoje uma reunião extraordinária para debater a implantação do aterro sanitário no povoado Taboca, em Nossa Senhora do Socorro, para servir de destinação final do lixo coletado nos municípios que fazem parte da região denominada de Grande Aracaju.

Dirigentes de órgãos públicos, técnicos, moradores da área e parlamentares participaram do evento que, na avaliação de Zezinho Guimarães, foi bastante proveitoso por trazer informações, esclarecimentos, opiniões e dados que envolvem o controverso assunto que tem mês e ano para ser definitivamente resolvido e encerrado.

“A legislação estabelece que até agosto de 2014 todos os municípios devem acabar com os lixões e implantar aterros sanitários. Diante disso, fica claro que estamos lutando contra o tempo para isso acontecer em Aracaju e demais municípios sergipanos”, salientou Zezinho Guimarães.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, ao apresentar o Plano Estadual para Resíduos Sólidos de Sergipe, revelou que existem 129 lixões em funcionamento no Estado, sendo que outros 48 foram desativados nos últimos anos. Ele explicou que o governo estadual, através da Secretaria do Meio, já concluiu estudos técnicos e de viabilidade de implantação de aterros sanitários em várias regiões do Estado e acredita que esse processo não pode ser mais adiado.

Falaram ainda durante a reunião o Promotor do Meio Ambiente, do Ministério Público de Nossa Senhora do Socorro, Sandro Luiz da Costa; o representante da empresa Torre e o urbanista Tarcísio Paula, dentre outros. A representante dos moradores do povoado Taboca, Valdemira, se mostrou contrária à implantação do aterro sanitário na região por entender que a população local será prejudicada com a desvalorização da área, “além de problemas de saúde que acometerão as famílias residentes no local”.

Também participaram da reunião os deputados Augusto Bezerra, Ana Lúcia, Arnaldo Bispo, Maria Mendonça, Paulinho das Varzinhas e Antônio dos Santos.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário