quinta-feira, 19 de abril de 2012

Famílias ocupam margens de rodovia na Barra dos Coqueiros, em SE


Dezenas de famílias que ocupam um terreno às margens da rodovia SE 100 esperam ajuda do Governo do Estado para conseguir uma moradia fixa. Os barracos montados nesse trecho do povoado Jatobá, na Barra dos Coqueiros, em Sergipe, não têm água encanada nem energia elétrica.

Eles dizem que homens que se identificam como funcionários da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise) já estiveram no local e derrubaram alguns barracos. “Da Codise. Eles vieram e derrubaram tudo aqui, vieram de carro normal e dois carros da polícia e derrubaram”, afirma a dona de casa, Arlene de Jesus. O acampamento começou a ser montado em setembro de 2011.

De acordo com um dos líderes do movimento, um funcionário do Governo do Estado esteve no local na manhã de quarta-feira (18) para avaliar as condições em que as famílias estão vivendo. “Esperamos que ele se sensibilize e venha olhar para esse povo que está aqui sofrendo e morando em barracos e libere moradias para que a gente possa viver com dignidade”, disse Jorge Santana, coordenador da União Nacional por Moradia Popular.

Já o presidente da Codise, Décio Portela, desmentiu as demolições de barracos por parte de funcionários da autarquia, mas disse que há vinte dias foram retiradas demarcações de outra parte do terreno. Segundo Portela, o caso será encaminhado à Procuradoria Geral do Estado já que parte da área ocupada é de preservação ambiental permanente e o restante pertence ao parque éolico e à zona de processamento e exportação, que está em fase de implantação.

A Secretaria de Estado da Inclusão Social informou que não foi acionada para prestar assistência às famílias e que por enquanto não há ações programadas para beneficiar os ocupantes desse terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário