terça-feira, 29 de outubro de 2013

Internauta posta foto armado e está sendo investigado


Membro de torcida organizada será indiciado por incitar crime

A polícia civil está investigando o internauta, identificado como Ivo Vitório, integrante da Torcida Esquadrão Colorado, que postou fotos portando arma de fogo em rede social. As fotos foram publicadas na segunda-feira, 28, e, na manhã desta terça-feira, 29, já foram retiradas. Mas o delegado Alessandro Vieira, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, acompanhou a movimentação da página do acusado no Facebook e já adotou as medidas para investigá-lo.
No primeiro momento, segundo o delegado, o acusado será indiciado por apologia ao crime. “E, provavelmente, por porte ilegal de arma, a depender do resultado das investigações”, diz o delegado. O delegado quer identificar se efetivamente o objeto exibido pelo internauta é uma arma de fogo, um simulacro ou mesmo uma arma de brinquedo.
Na rede social, Ivo Vitório postou mensagens ameaçadoras, recheadas de erros ortográficos, informando que usaria a arma contra desafetos, que envolvem as torcidas organizadas, segundo observou o delegado. “ese e so pros pilantra cabuueta [sic]” – esta é uma das frases postadas pelo acusado, classificada como ameaçadora.
Mensagens postadas indicam o tom de ameaça
Outras pessoas também poderão ser indiciadas por apologia ao crime, conforme informações do delegado Alessandro Vieira. O delegado identificou duas fotografias que indicam apologia ao crime. Na primeira, o próprio Ivo Vitório posa com a arma e, em outra, aparece um amigo dele exibindo a mesma arma.                                                 
A apologia ao crime está prevista nos artigos 286 e 287 do Código Penal Brasileiro e, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, estabelece pena de até seis meses de prisão.
O delegado chama a atenção da comunidade das redes sociais para que prestem atenção a este comportamento de internautas. Em caso de identificar imagens que incitem a prática do crime, o internauta deve salvá-las por meio de um "Print Screen" na tela do computador e entrar em contato com a polícia civil. O contato pode ser feito pelo Disk Denúncia, no número telefônico 181, ou, pessoalmente, na sede da Delegacia de Combate ao Crime Cibernético, que funciona no prédio anexo à Delegacia Plantonista, na rua Laranjeiras, 960, no centro de Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário