quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Moradores se assustam com tremor de terra no Sertão Sergipano



Moradores ficaram assustados com um suposto tremor de terra ocorrido ontem (23) nos municípios de Graccho Cardoso, Feira Nova, Itabi e outros circunvizinhos. O fato ocorreu por volta das 20 horas.
Em Feira Nova, a universitária Marcela Souza ficou assustada. “Eu estava sentada no tapete do meu quarto quando senti a terra tremer e um barulho horrível tipo trovão, durou-se quase um minuto, sai correndo para vê o que era, ficamos apavorados”, disse a estudante.
Em Graccho Cardoso, a estudante Juliana Alves disse ouvir um barulho assustador, que durou menos de um minuto, mas não sentiu nenhum tremor. Ela relata que sua irmã teria sentido tremer.
Este já é o terceiro tremor de terra nos municípios do semiárido sergipano. O primeiro ocorreu em 25 de setembro de 1993, e o segundo dois dias depois. É uma região recorrente deste tipo de abalos, mas pressupõe um evento local de baixa intensidade.
O Nordeste é a região com um dos maiores níveis de atividade sísmica do Brasil, segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com Afonso Emidio de Vasconcelos Lopes, professor de geofísica e sismologia do IAG, a região do Nordeste é formada por vários fragmentos de rochas antigas e por isso é natural haver maior probabilidade de atividade sísmica local. As falhas geológicas favorecem a ocorrência de abalos. Outra característica favorável para os tremores são as camadas pequenas de solo no Nordeste, que podem variar de três a 20 metros de terra sobre rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário