terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto Amigos do Samu realiza ação educativa em escola

Na última segunda-feira, 28, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e o Projeto ´Amigos do Samu, realizou uma ação uma educativa para os alunos do Colégio Pequeno Mundo, no bairro Grageru. A ação realizada na unidade educacional conscientizou as crianças sobre os malefícios causados pelos trotes e, ainda, ensinou a usar corretamente o Serviço.
A iniciativa reuniu 110 crianças, de seis turmas do maternal, pré-escolar e ensino fundamental, com a faixa etária de idade de 3 a9 anos. Durante as explicações feitas por instrutores do Samu, ainda foram distribuídos panfletos educativos sobre as principais funções do serviço, a fim de esclarecer quanto à utilização correta do Samu e sobre os prejuízos dos trotes.
O gerente do NEP do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa, destaca a importância de realizar ações educativas com crianças. O projeto ´Amigos do SAMU´, criado em 2012, tem o objetivo de aproximar o SAMU 192 dos usuários. Isso ocorre através de palestras educativas. Na ação de hoje, viemos até a escola para fazer uma abordagem com as crianças. Como elas estão em processo de formação, têm menos influência do meio, aprendem corretamente, fica muito mais fácil conscientizar. Isso ajuda a valorizar, ainda mais, este serviço público que já se tornou tão essencial para a população, ressalta.
A coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Pequeno Mundo, Gracyane Rodrigues, pontua que ação foi bastante positiva. O projeto Amigos do Samu, é bastante enriquecedor. Além de contar para as crianças um pouco da história do serviço, tirou dúvidas dos professores quanto à funcionalidade e objetivos. Por exemplo, eu mesma não sabia que o número de atendimentos superavam os 10 mil por mês. Ações como esta comprovam que o Samu está comprometido em conscientizar a população visando melhorar, ainda mais, a qualidade do trabalho assistencial realizado. Por isso, parabenizo a iniciativa.
Uma estudante de 8 anos ficou muito animada com ação. Com o olhar atento para não perder um só detalhe das explicações feitas pelos profissionais do Samu,  a menina pode conhecer um pouco sobre a rotina do serviço. Aprendi o quanto o Samu é importante para a população. São eles que realizam o primeiro atendimento e encaminham o paciente para o hospital mais indicado para o tratamento. Além disso, também fiquei sabendo o quanto os trotes podem prejudicar o atendimento, pois ocupa as linhas de telefone, conta.
Já a colega, também de 8 anos, afirma que também quero ser amiga do Samu. E ajudar a salvar vidas. Vou passar tudo o que aprendi, sobre os malefícios dos trotes, para os meus amiguinhos do prédio onde eu moro e também para meus pais. Acredito que, desta maneira, estarei contribuindo para ajudar o Samu a realizar cada vez mais atendimentos.

Fonte: Ascom SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário