segunda-feira, 25 de junho de 2012

Número parcial de queimados por fogos é inferior ao de 2011 em Sergipe


A Unidade de Queimados do Hospital de Urgência, em Aracaju, atendeu entre os dias 23 e 25 de junho, 34 pessoas com queimaduras, sendo nove crianças, 18 por fogos de artifício e o restante por líquidos quentes, como canjica, ou pelo manuseio de fogueiras.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, os números são considerados bons, já que no mesmo período do ano passado o número chegou a 60 vítimas de queimadura.

A escala médica da Unidade de Queimados foi reforçada e segundo a médica, coordenadora do serviço de cirurgia plástica, Madeleine Ramos, a orientação para queimados é procurar uma unidade de saúde para uma avaliação, e se necessário ser encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe, que conta com um esquema especial nos dias considerados mais críticos dos festejos.

Sobre os primeiros cuidados com alguém que for queimado a médica avisa. “O ideal seria apenas o resfriamento do órgão afetado, com água corrente, não precisa colocar gelo. Em hipótese nenhuma utilizar coisas como: clara de ovo, creme dental e pó de café. A clara de ovo tem um potencial de perigo aumentado por conta da salmonela. O correto é envolver o seguimento queimado com um pano limpo e conduzir a pessoa ao serviço médico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário