quinta-feira, 22 de março de 2012

Fábio Calheiros pede liberdade ao Supremo Tribunal


O réu Fábio Calheiros, filho do agioto Floro Calheiros, que morreu em confronto com a Polícia em 2010, continua tentando conquistar a liberdade. Preso em Sergipe desde o ano passado, Fábio Calheiros contratou o advogado Roberto César Bitencourt, que já ingressou com habeas corpus junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de aguardar o desfecho judicial em liberdade.

Foram várias tentativas, sem êxito. Até o Superior Tribunal de Justiça já se manifestou pela manutenção da prisão de Calheiros. Sem alternativa, Roberto Bitencourt optou por recorrer ao STF e agora aguarda manifestação do ministro Celso de Melo, relator do habeas corpus.

Em Sergipe, o advogado Evaldo Campos conquistou a primeira vitória em defesa de Fábio Calheiros. Por decisão do Tribunal de Justiça, Fábio Calheiros, acusado por facilitar a fuga do pai, não irá a júri popular.

Como consequência, os autos deverão retornar a 1ª Vara Criminal em Aracaju. “Acordam os membros deste Egrégio Tribunal de Justiça, em sessão plenária à unanimidade, conhecer do presente Conflito de Jurisdição nº 0068/2011, declarando competente o Juízo suscitante, qual seja, o da 1ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju-SE”, revela trecho do acórdão do TJ.

O juízo da 1ª Vara Criminal tinha declarado incompetência para julgar Fábio Calheiros, com o entendimento de que os autos deveriam tramitar na 5ª Vara Criminal – pela qual se daria a formação de júri popular por meio de composição do Conselho de Sentença. “Sempre defendi que o crime atribuído a Fábio Calheiros não seria de competência do Tribunal de Juri”, comemorou o advogado Evaldo Campos.

Fábio Calheiros está preso desde abril do ano passado em Sergipe aguardando julgamento. O réu é acusado de facilitar a fuga de Floro Calheiros, ocorrida no dia 21 de dezembro de 2008 das dependências do Hospital São Lucas, onde estava internado para suposto tratamento médico sob custódia de agentes prisionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário