quinta-feira, 29 de março de 2012

Zeca faz alerta sobre fechamento do setor de compras do Gbarbosa em Sergipe


O deputado estadual Zeca da Silva (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (29), para fazer um alerta sobre o fechamento do setor de compras do Grupo Gbarbosa em Sergipe, que o está transferindo para a Bahia a partir do próximo dia 1º. Segundo o parlamentar a medida vai resultar em uma incalculável “onda de demissões” no Estado, inclusive prejudicando a manutenção de várias pequenas empresas.

Zeca pediu empenho dos órgãos competentes do governo do Estado, em especial do governador Marcelo Déda (PT), no sentido que Sergipe não venha a ser prejudicado com a medida. Ao iniciar seu pronunciamento, Zeca explicou sua preocupação.

“Recebi a informação de que o setor de compras do grupo Gbarbosa está sendo fechado. Estamos falando de um grupo que é genuinamente sergipano, que nos dá orgulho pelo seu porte e robustez. Não nos preocupa apenas por ser o setor de compras, mas sim com toda a cadeia produtiva. Imaginem o prejuízo que isso pode causar aos sergipanos? Foram demitidas 20 pessoas e outras estão sendo levadas para outro Estados. Nossos pequenos produtores e pequenos comerciantes vão ficar órfãos. E toda a produção vai ser escoada para onde?”, questionou.

Zeca foi ainda mais longe e disse que o grupo Gbarbosa é o maior vendedor e comprador de qualquer produto no Estado. “Peço aos líderes do governo, aos nossos representantes que entrem em contato com a direção do grupo Gbarbosa porque nós estamos estarrecidos! Dentro de sua receita, Sergipe tem uma posição significativa no faturamento do grupo o que é um desrespeito com o nosso Estado! Até pelo respeito e carinho que todos nós temos com o grupo Gbarbosa. É uma falta de consideração com os sergipanos. Pode ser uma marola, mas isso começa pelo setor de compras e termina com o fechamento de todo o centro distribuidor. Aí serão incalculáveis as demissões em nosso Estado”.

Em aparte, a deputada Maria Mendonça (PSB) lembrou que o grupo Gbarbosa iniciou sua trajetória em Itabaiana, com os irmãos Noel e Gentil Barbosa, e depois se expandiu por todo Estado e além fronteiras. “A gente lamenta quando toma conhecimento que estão levando o setor de compras para Salvador (BA). É isso que, de fato, operacionaliza todo o funcionamento e a logística. Sem contar os empregos que serão extintos em nosso Estado. É triste isso, inclusive pela origem do grupo Gbarbosa, que foi em Sergipe. O Gbarbosa é uma empresa da gente sergipana! O grupo que comprou a rede tinha que respeitar essa questão da origem. Apelo no sentido que deixem aqui toda a sua base”, clamou. Por sua vez, Zeca da Silva disse que se o grupo Gbarbosa estivesse sob a gerência dos antigos proprietários isso jamais teria ocorrido. “Minha preocupação está também na nossa economia porque será menos renda e menos impostos para Sergipe. A direção do grupo precisa se pronunciar. Fazemos um apelo à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; à Secretaria da Fazenda; e ao próprio governador Marcelo Déda. Há seis meses, ainda como secretário, procurei o superintendente do grupo e ele negou. O governo tem que agir dentro dos limites, mas tem que fazer alguma coisa”. Também em aparte, o deputado Arnaldo Bispo (DEM) acompanhou a linha de raciocínio de Zeca da Silva e disse que “quero me somar ao pronunciamento com uma preocupação grande com relação a toda cadeia produtiva. Isso vai causar um prejuízo muito grande em todo Estado. Conheço uma funcionária que teve que fazer a opção de sair ou ir morar em Salvador. Ela preferiu ir. É uma rede que começou sua atividade em Itabaiana e lamentavelmente passou para esse grupo chileno”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário