terça-feira, 20 de março de 2012

Município intensifica limpeza de canais nos conjuntos residenciais


Para evitar os transtornos causados pelo período das chuvas, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Limpeza Pública (Limpurb), reforçou a limpeza dos canais no município. O objetivo da ação é facilitar o escoamento das águas pluviais que fica comprometido por conta do acúmulo de lama e lixo domiciliar descartado de forma irregular.

Desde a semana passada que os trabalhos acontecem em duas frentes. No canal da Piabeta e Albano Franco, a limpeza mecanizada é efetuada com o uso da máquina Toclen, enquanto que no conjunto Seixas Dórea, a limpeza manual conta com uma equipe de mais de 15 agentes de limpeza que, distribuídos ao longo do canal, executam a retirada de resíduos que impedem o fluxo da água.

De acordo com o diretor da Limpurb, Carlos Augusto Figueiredo, o planejamento da limpeza irá contemplar todos os canais de Socorro. “Antes da elaboração do cronograma da limpeza é necessário o levantamento de algumas informações como a profundidade do canal, o que determinará o tipo de serviço de limpeza a ser realizado", explicou ao informar que no final do mês de fevereiro foi finalizada a limpeza mecanizada do canal do Itacanema, no Parque dos Faróis.

A programação de limpeza é feita com antecedência tomando como base as características de cada conjunto, loteamento e povoado. No caso da limpeza mecanizada de canais, são contempladas as localidades onde a estrutura não é revestida. O trabalho conta com o apoio de caminhões do tipo caçamba e consistem na retirada de vegetação, entulhos e lama acumulados no fundo do canal.

Os agentes da Limpurb realizam a limpeza dos canais a cada dois meses, conforme a necessidade. A limpeza de canais e outros serviços podem ser solicitados através do telefone (79) 9938-3536 ou na sede da empresa pública localizada no Complexo Desportivo do Sesi, no conjunto Marcos Freire I.

Participação

De forma geral, para que o serviço de limpeza alcance bons resultados é necessário a colaboração da população. De acordo com monitoramento da Limpurb, ainda é comum verificar o despejo dos mais variados tipos de resíduos nos canais, o que provoca sérios transtornos para os próprios moradores.

Para combater o problema anualmente, a Prefeitura de Socorro realiza campanhas educativas e informativas sobre os prejuízos causados pelo lixo descartado irregularmente nas vias públicas, praças, canteiros centrais e canais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário