quarta-feira, 28 de março de 2012

Prefeito assina termo de uso de área pública em favor da Cooperativa de Reciclagem Reviravolta


A Cooperativa de Reciclagem Reviravolta , de Nossa Senhora do Socorro, deu o passo inicial para a conquista da emancipação socioeconômica dos 35 catadores de lixo, na manhã desta quarta, 28. Isso, graças à assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bem Público de Área do Município pelo prefeito de Socorro, Fábio Henrique, para o desenvolvimento das atividades da cooperativa. O terreno, com área de 2.673m², está localizado na Palestina, onde funcionava a escola Professor José Cabral Machado, cuja área construída é de 1.159m². A solenidade de assinatura aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, onde marcaram presenças secretários municipais, promotores de Justiça, catadores e lideranças comunitárias.

Sem esconder a satisfação e felicidade de proporcionar a organização laboral dos catadores de lixo, o prefeito Fábio Henrique destacou que o terreno a ser explorado pela cooperativa é duas vezes maior do que o anteriormente acordado. “Sou hoje um dos mais felizes administradores. Isso porque estou vendo concretizada uma grande obra social, que vai além da estrutura física. Com essa permissão de uso da área, cujo tamanho é mais que o dobro do que o incialmente previsto. Os catadores deixarão de atuar no lixão, à espera de caminhões, para desenvolver a reciclagem de resíduos sólidos contribuindo com o meio ambiente e conquistando uma forma segura e digna de sustento da família”, afirmou.

Ao parabenizar a todos os envolvidos no processo, o prefeito Fábio Henrique ressaltou a disponibilidade da administração pública em continuar a contribuir para a conquista da cidadania pelos catadores. “Esse ato é uma conquista de todos, principalmente, de vocês catadores. Quero aqui reafirmar o compromisso da Prefeitura de Socorro em buscar atender à política de resíduos sólidos, respeitando àqueles que há muito dependem do lixo para o sustento. E esse momento representa a preocupação da administração em proporcionar a organização e capacitação dos catadores para que tenham uma vida digna a eles. E continuaremos a contribuir com esse trabalho, na busca de parcerias para melhorar cada vez mais a atuação da cooperativa”, disse.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente em exercício, Washley Ramos, a assinatura do termo de uso proporcionará uma nova realidade aos catadores. “Fico muito feliz em poder participar desse pontapé inicial na organização dessa cooperativa que fará com que seus integrantes deixem de atuar como catadores de lixo para serem agentes de reciclagem de resíduos sólidos. O município tem contribuído de forma decisiva na capacitação e organização da cooperativa, realizando cursos de associativismo e cooperativismo, assim como permitindo a utilização de área pública para o desempenho das atividades”, afirmou o secretário.

Parcerias

Entusiasta na defesa do meio ambiente, o promotor de Justiça Sandro Costa, destacou a possibilidade de formalização da atividade dos catadores integrantes da cooperativa. “A partir de agora, com a emancipação socioeconômica, vocês poderão formalizar parcerias para a execução das atividades. Com isso, irão trabalhar de forma segura, longe do risco de contaminação, e conseguirão resultados promissores que garantirão o sustento da família”, afirmou.

De acordo com o prefeito Fábio Henrique, muitas são as empresas que estão empenhadas na firmação de parcerias. “A Votorantim, o Shopping Prêmio, a Sociedade Semear, entre outras, já demonstraram interesse em firmar parcerias com a cooperativa, o que proporcionará mais trabalho aos catadores e, consequentemente, mais dinheiro”, disse.

Felicidade

Catador de lixo há cinco anos, o presidente da Cooperativa de Reciclagem Reviravolta, Francisco Clarindo dos Santos, fez uso de poucas palavras para expressar a sua felicidade e satisfação com a conquista. “Nossa luta foi grande e hoje estamos conseguindo tudo aquilo que desejamos. Esse momento hoje é muito importante para todos nós. Uma importante conquista que nem tenho palavras para dizer da sua grandeza”, declarou Francisco.

Para a representante estadual dos catadores de lixo em Socorro, Kitéria da Silva, a cooperativa irá servir de modelo para catadores de outros municípios. “É sonho hoje que se realiza para todos nós catadores. Essa parceria tem garantido bons resultados, fazendo com que os catadores saiam do lixão e tenham uma atividade mais organizada e segura. Espero que essa iniciativa sirva de exemplo para outras cidades e também para os nossos demais colegas catadores para que se organizem e busquem melhorar o seu trabalho”, disse.

Presenças

Prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Job Carvalho, os secretários municipais José Menezes (Administração); Carlos Kraus (Procuradoria-Geral); Gledson Oliveira (Planejamento); Eliel Felipe (Obras); Carlos Américo (Finanças); Fábio Teles (adjunto de Esporte, Lazer e Turismo); Clay Anderson (Diretor de Tributos); além do procurador Josenias França, representando o Ministério Público; da presidente Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), Vaneide Ribeiro; catadores de lixo e líderes comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário